00h 00m 00s

🔥De R$ 89,90 por R$ 29,90!

Logo Plataforma Solution
Gestão

7 ferramentas para melhorar o gerenciamento de projetos

  • Autor:Ana Rízia Caldeira Dos Santos

  • Publicado em 17 Dez 2020

  • 5 minutos de leitura

O gerenciamento de projetos pode ser um processo complexo para muitos profissionais. Mas com os avanços tecnológicos e a transformação digital, algumas ferramentas otimizaram o processo de gestão e transformaram em algo rápido, dinâmico e produtivo. É possível, inclusive, cuidar de equipes, tarefas e prazos sem precisar estar no escritório.

Confira abaixo sete ferramentas para melhorar o gerenciamento de projetos que você precisa conhecer:

Trello

Umas das ferramentas gratuitas de gestão de projetos mais famosa do momento, o Trello se destaca também para o uso pessoal. A plataforma possui um funcionamento fluído, com quadros, listas, cartões e checklists para dividir as tarefas por temas, projetos ou outros critérios. As utilidades incluem também anexo de imagens e arquivos, além de permitir comentários e sinalização de usuários em cada tarefa. No gerenciamento de projetos, o destaque vai para a funcionalidade de adicionar datas de entrega a cada item e acompanhar progressos das atividades designadas a usuários específicos presentes na plataforma.

Jira

Além de permitir a gestão de múltiplos projetos, divisão por áreas da empresa, a ferramenta possibilita escolher metodologias ágeis como o SCRUM e Kanban para cada caso. O software de gestão cloud permite planejamentos flexíveis, medição de tempo de execução de cada tarefa, integração com Git, variação de boards, geração de relatórios, planejamento de portfólio, integração com plug-ins. Além disso, sua interface é de fácil uso e lembra a utilizada no Trello. É possível utilizar a versão de teste por sete dias e após o período fechar assinaturas conforme o tamanho da equipe da empresa.

Asana

Também incluso na categoria ferramentas de gerenciamento de projetos fáceis de usar, o Asana pode auxiliar a planejar e executar tarefas sem complicações. A plataforma ajuda a criar e compartilhar listas de tarefas entre a equipe e, mesmo pela simplicidade, desempenha as tarefas de maneira funcional pelo número de integrações que permite. Equipes com até 15 membros podem usar o Asana gratuitamente e suas funcionalidades são sincronizadas tanto na versão web quanto na versão móvel.

Cyfe

O Cyfe é um dashboard “tudo-em-um” baseado na web. Voltado para tanto para pequenas, médias e grandes empresas, ele permite no gerenciamento de projetos capturar, monitorar, analisar, medir e compartilhar tudo que deverá ser monitorado pelo gestor, desde dados de projetos até marketing, vendas, suporte, infraestrutura e informações de mídia social. A versão gratuita dá direito a colocar cinco gráficos e analisa dados pelo período de 30 dias anteriores a data do dia do acesso a ferramenta. Também é possível convidar novos amigos e ter um widget é liberado a cada novo cadastro.

Google Sheets

O Google Sheets é um aplicativo gratuito que, além de aplicações para CRM, Gestão de Estoque, Controle Financeiro e Orçamentário, também pode ser usado como ferramenta para melhorar o gerenciamento de projetos. Ele permite ao usuário criar, editar e colaborar com documentos criados a partir do serviço de planilhas online no Google Drive. A ferramenta gratuita é também colaborativa, editável de forma compartilhada em tempo real e pode ser usada em dispositivos móveis.

Slack

Plataforma de comunicação interna para empresas, o Slack pode ser empregado em conjunto com outras ferramentas de gerenciamento de projetos, como Google Sheets e Trello. Ele apresenta uma interface simples e intuitiva, mensagens instantâneas, compartilhamento de documentos e outras funções em um só lugar. Dentro do gerenciamento, a ferramenta ajuda a reduzir o tempo de comunicação na equipe para alinhar tarefas que devem ser desenvolvidas durante a execução de um projeto. Seu uso é gratuito para a versão mobile e PC.

ProofHub

O ProofHub é um software de gerenciamento de projetos que ajuda ter uma execução mais rápida e fácil. Inclui recursos essenciais como revisão, acompanhamento de tarefas, rastreamento de tempo, relatórios, gráfico de Gantt, discussões, entre outros. A ferramenta pode ser integrada com a conta Google Drive, Box, Dropbox ou OneDrive. Com o aplicativo móvel, é possível iniciar tarefas, agendar reuniões, definir marcos dos projetos e organizar o contato com os colaboradores. Os planos de assinatura atendem a vários públicos, sendo possível no mais simples gerenciar dez projetos sem limite de participantes.

Gostou das dicas? Conheça também quais são as vantagens do MS Project, software para elaborar e acompanhar projetos.

Recomendados

Explorar conteúdos

+300h de Aulas

Aprenda com
Cursos que Resolvem

Uma plataforma com curadoria impecável para a sua carreira, conteúdo aplicável e aprendizagem leve