A ambidestria organizacional é um conceito que representa a capacidade que as empresas devem ter de melhorar os produtos e serviços que já oferecem, buscando a excelência operacional, ao mesmo tempo em que promovem a inovação e o desenvolvimento de novas competências.
Ela contribui para que a organização possa se manter relevante em um cenário de constantes mudanças como o vivido atualmente. Dessa forma, ela mantém a sua competitividade, ficando à frente daquelas que ainda não entenderam a importância de se trabalhar o presente pensando no futuro.
Para te ajudar a compreender melhor esse conceito, no artigo de hoje, abordamos a definição de ambidestria organizacional, seus benefícios e como implementar essa estratégia na sua empresa para alcançar resultados extraordinários. Continue a leitura e saiba mais!
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O que é ambidestria organizacional
Toda empresa deseja crescer. E, para isso, ela precisa inovar. É exatamente aí que entra a ambidestria organizacional, uma estratégia que permite à organização buscar novas oportunidades, ao mesmo tempo em que trabalha para aprimorar aquilo que já oferece aos seus clientes.
Para colocar em prática essa ideia, é necessário que todos dentro da empresa estejam envolvidos com ela e compreendam a sua importância para a sobrevivência do negócio. Ou seja, a ambidestria organizacional precisa fazer parte da cultura da organização.
Dessa forma, mesmo que surjam mudanças no mercado devido aos avanços tecnológicos, por exemplo, essa empresa será capaz de se adaptar a elas, já que trabalhava pensando também no que ainda estava por vir.
Por isso, uma empresa ambidestra deve prezar pela excelência nos processos já existentes, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade de seus colaboradores e, consequentemente, a capacidade deles de promover a inovação.
É importante lembrar que, para que isso ocorra, é preciso contar com profissionais ambidestros, ou seja, uma liderança ambidestra que tenha a capacidade de relacionar o bom desempenho operacional com o olhar atento para o futuro.
Exploitation e Exploration – entenda a diferença
Existem dois termos que representam bem o que falamos até aqui: exploitation (inovações incrementais) e exploration (inovações disruptivas). Ser uma organização que coloca ambos em prática pode ser aquilo que vai determinar quem será bem-sucedido, e quem pode vir a falhar.
O conceito de exploitation está mais relacionado a evolução e aprimoramento de produtos, serviços e processos, com a empresa buscando se tornar uma referência no contexto em que já está inserida.
Já a expressão exploration tem como significado a organização buscar se arriscar, conhecendo novos mercados, oferecendo soluções fora das que fazem parte da sua linha de produção original, por exemplo.
Tipos de ambidestria organizacional
Agora que você já sabe o que é ambidestria organizacional, chegou o momento de conhecer as três formas pelas quais ela pode ser aplicada na sua empresa. Confira abaixo:
– Ambidestria estrutural: neste modelo, a empresa é dividida entre equipes focadas nas inovações incrementais (exploitation), e outras nas inovações disruptivas (exploration). Ambas trabalhariam ao mesmo tempo, mas sendo geridas da maneira mais adequada aos seus propósitos.
– Ambidestria cíclica: consiste em alternar o foco da equipe dentro de determinados períodos. Por exemplo: durante seis meses, o time trabalhará com o objetivo de promover o aprimoramento de seus produtos e, nos seis meses seguintes, irá priorizar a inovação.
– Ambidestria simultânea: aqui, todos os colaboradores trabalham em prol das inovações incrementais e das inovações disruptivas, e fazem isso ao mesmo tempo. Esse modelo exige profissionais flexíveis, com vasto conhecimento do funcionamento da empresa e que busquem sempre adquirir novos saberes.
Benefícios da ambidestria organizacional
Já falamos sobre como a ambidestria organizacional contribui para que as empresas se adaptem melhor às mudanças, mas ela também traz diversos outros benefícios para a organização.
Um deles é o incentivo ao trabalho em equipe, pois quando os colaboradores são divididos em times, acabam exercendo suas funções tendo um mesmo objetivo, sendo necessária a sintonia entre os profissionais e a confiança no outro.
Além disso, com a adoção da ambidestria organizacional, a empresa se torna mais competitiva, buscando novas oportunidades, e os processos passam por melhorias, já que a organização estará em dia com as principais tendências, o que gera inclusive ganhos na produtividade.
Como implementar a ambidestria organizacional na sua empresa
Ter amplo conhecimento do funcionamento da organização, sobre como se divide a busca por aprimoramento e a busca por inovação, é o primeiro passo para implementar a ambidestria organizacional na sua empresa.
Além disso, investir no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é fundamental. Afinal, serão eles os responsáveis por criar e desenvolver as ações que colocarão em prática a ambidestria no negócio.
Para isso, conhecimento é fundamental – tanto em hard skills, quanto em soft skills. Com elas, os profissionais estarão capacitados para lidar com mudanças, propor soluções e melhorar produtos, serviços e processos.
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