A produção de conteúdo de qualidade faz toda a diferença na construção da reputação de uma marca, assim como impacta nas suas vendas e influencia no alcance dos seus objetivos.
Por isso, planejar o conteúdo de uma marca é algo que exige do profissional responsável por essa tarefa não apenas criatividade, mas também dedicação e estar em dia com as principais tendências.
Pensando em ajudar os conteudistas que nos leem, no artigo de hoje trazemos uma entrevista com Marina Miglioruci, Supervisora de Conteúdo na agência Wunderman Thompson Brasil e responsável pelo curso Gestão de Conteúdo, disponível na Plataforma Solution.
Confira as dicas da especialista em marketing sobre como planejar o conteúdo de uma marca e se prepare para um 2024 com muito engajamento!
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Plataforma Solution: O que é essencial para começar a planejar o conteúdo de uma marca e iniciar 2024 com o pé direito? Por onde começar?
Marina: Existem dois passos que são importantes e que vão guiar todo o resto do processo: conhecer bem o seu cliente e ter os objetivos bem definidos. O objetivo não pode ser apenas vender mais. Ele precisa ser bem definido, como por exemplo: quantos % a mais você quer vender em comparação ao ano anterior? Quais são os produtos ou serviços que você vai destacar para alcançar essa meta? Qual é o prazo para você alcançar esse número? Tendo esses passos bem definidos, você já consegue até pensar quais são os conteúdos que vão te ajudar a chegar nesse resultado. Porque, por exemplo: se o seu objetivo é vender 10% a mais, você vai ter que aumentar a sua base de clientes e, para isso, os Reels com ideias de topo de funil ou conteúdos compartilháveis ajudam a alcançar essa meta mais rápido. Mas, esse não vai ser o único conteúdo que vai ser essencial para vender, é por isso que considerar um plano variado com outros formatos e que complementem as outras etapas de um funil de vendas é fundamental.
Plataforma Solution: Qual é a importância da persona na estratégia de conteúdo e como defini-la?
Marina: Ter a persona bem definida na estratégia faz toda a diferença na criação de um conteúdo estratégico e eficiente. Pois é mapeando as necessidades do cliente, que é possível definir as melhores pautas para as suas redes sociais. Para definir a sua persona, você precisa entender que não vai inventar um perfil de cliente, mas sim conversar com as pessoas que já compram de você ou com aquelas potenciais pessoas que você gostaria que comprassem. Além de informações básicas, que a maioria dos canais já disponibiliza, você vai precisar conversar com essas pessoas também para entender como o seu produto/serviço resolve um problema que elas têm, quais canais usam, os formatos que mais gostam e, principalmente, como é o comportamento de compra delas quando buscam essas soluções.
Plataforma Solution: Em quais formatos e canais investir mais? Isso varia de segmento para segmento?
Marina: Os formatos e os canais vão variar muito de segmento para segmento. Por isso, a pesquisa de persona é tão importante. É nesse processo que você vai entender onde apostar mais o seu conteúdo. Em relação a canais, além das redes sociais, um canal que eu apostaria, sem dúvidas, é um site próprio e um blog. Isso ajuda você a construir autoridade, relevância e principalmente ser encontrado com mais facilidade nos canais de busca. Quando falamos de formato, hoje, sabemos que o vídeo curto tanto para o Instagram, quanto para o TikTok ou Youtube Shorts, é um formato que tem sido bastante explorado por marcas e criadores de conteúdo e tem caído no gosto de quem consome conteúdo também. Então, não dá para ignorar esse formato, pelo menos não mais em 2024. O importante é sempre lembrar que um conteúdo bom é que ele é útil, entretém positivamente ou ajuda a pessoa em algo. Quando falamos em vídeo curto, é muito importante que esse conteúdo seja dinâmico e que a pessoa perceba que aquilo foi feito para ela, que está consumindo.
Plataforma Solution: Qual é a importância da constância nas postagens e como a periodicidade pode ser definida?
Marina: A constância é fundamental para alcançar os seus resultados. A maioria das pessoas não decidem uma compra com só um post. Então, construir esse desejo e auxiliar essa decisão com uma frequência pré-estabelecida faz todo sentido. Para definir a periodicidade do seu conteúdo nas redes sociais é fundamental pensar: nos objetivos que você te e na sua capacidade de criação, produção e edição. Pensando em redes sociais, uma frequência mínima ideal é de 2 a 3 vezes por semana. Manter essa frequência e mostrar essa previsibilidade para o algoritmo acaba sendo muito positivo para alcançar cada vez mais pessoas.
Plataforma Solution: Afinal, por que criar conteúdo para as marcas?
Marina: As pessoas nem sempre estão preparadas para comprar, e criar conteúdo as ajuda a tomar essa consciência de que precisam do que você vende. Criar conteúdo para marcas também vai ajudar a trazer mais engajamento, visibilidade e te ajudar a encontrar o cliente certo, na hora certa.
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