Dicas

Download gratuito: roda da vida para a gestão do seu tempo em 2022

Postado em 4 de janeiro de 2022

3 minutos de leitura

Ana Rízia

Download gratuito: roda da vida para a gestão do seu tempo em 2022
Download gratuito: roda da vida para a gestão do seu tempo em 2022

Para aqueles que sofrem com a semana simplesmente por sentir que ela não rende, este é o momento certo de começar a planejar os dias baseado na gestão de tempo. Aliás, para quem acha a tarefa de planejar muito difícil, nossa dica é aproveitar o começo do ano para tornar essa atividade cada vez mais rotineira. 

Geralmente relacionada apenas ao contexto de trabalho, a gestão de tempo também é muito efetiva para o planejamento de outras atividades que realizamos. Uma das melhores ferramentas para isso são os já conhecidos planners, mas existem outras formas ainda mais visuais de colocar as expectativas no papel e torná-las metas possíveis.

A ferramenta que apresentaremos hoje se chama roda da vida (também conhecida como roda do tempo), que você pode usar para criar estratégias e finalmente colocar em ação aquilo que gostaria ou que precisa fazer com o seu tempo.

A vida precisa de equilíbrio

A sensação de que todo dia termina improdutivo é um indicativo de que está na hora de adotar a gestão de tempo, inclusive para planejar as horas de dormir.

Quando falamos em gestão do tempo, o passo mais importante é identificar as áreas da vida que estão em desequilíbrio e dedicar algumas horas do dia para trabalhar em pontos de melhoria. Se pergunte, por exemplo: gasto tempo demais no celular? Poderia acordar mais cedo? Quero fazer minhas tarefas de casa em quantas horas?

É claro que, sem um equilíbrio, a gestão de tempo se torna impossível. Nesse caso, a roda da vida, aplicada principalmente a partir de métodos de coaching, tem uma usabilidade simples e extremamente visual.

Para usar a roda da vida, basta atribuir uma nota de 1 a 10 para cada um dos itens descritos na borda da roda, que remetem a aspectos da vida:

  • trabalho / renda extra
  • estudo e conhecimento
  • família / relacionamento
  • diversão
  • dormir
  • cuidado pessoal
  • tempo livre para não fazer nada

Após isso, é só traçar um plano de ação para dedicar algumas horas da semana para melhorar cada um desses pontos, de acordo com a importância que você dá a eles.

Conheça nosso curso de Liderança e Líder Coach e aprimore suas competências comportamentais para ser um líder de sucesso.

Por que funciona

Ao planejar quanto tempo vamos investir em cada aspecto das nossas vidas passamos a apreciar melhor o momento presente e a vivê-lo da melhor forma. Começamos a dar atenção a urgências porque existe um tempo certo para cada coisa.

É claro que isso não significa deixar de viver espontaneamente, mas sim reservar energias para fazer coisas importantes e necessárias dentro de um tempo e ter momentos para desfrutar de coisas que acontecem por acaso.

Muitas pessoas usam a roda da vida para analisar o ano, mas ela pode ser usada diariamente adaptando os blocos das notas para horas úteis, por exemplo. Assim, você pode pintar a quantidade de horas que quer gastar com todas as atividades que precisa e com aquilo que deseja fazer no seu dia.

Em resumo, a roda da vida possibilita:

  1. comparar expectativa x realidade;
  2. criar estratégias de ação;
  3. separar o que gostaria de fazer e o que precisa fazer com o seu tempo.

Agora é a sua vez de colocar em prática a gestão de tempo e fazer seu 2022 mais organizado.

Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE nossa roda da vida

E não deixe de compartilhar esse material com mais pessoas.

Desejamos a você um excelente recomeço!

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp