Treinamento e Desenvolvimento

Especialista compartilha as principais tendências em carreira e gestão de pessoas para 2024

Jaime Almeida comenta o mundo do trabalho em 2023 e como se preparar para o próximo ano - entrevista exclusiva

Postado em 13 de dezembro de 2023

4 minutos de leitura

Nathalia Aparecida Salvador

Especialista compartilha as principais tendências em carreira e gestão de pessoas para 2024
Especialista compartilha as principais tendências em carreira e gestão de pessoas para 2024

Já é tradição aqui no blog da Plataforma Solution trazermos para você as tendências em carreira no período que está por vir, e os desafios enfrentados pelos profissionais ao longo do ano que passamos.

Para falar sobre esse e outros assuntos, trouxemos no artigo de hoje uma entrevista com Jaime Caetano de Almeida, professor no MBA USP/Esalq e consultor em planejamento estratégico, inovação, T&D e Cultura, Diversidade & Inclusão. Jaime é responsável pelo curso Treinamento e Desenvolvimento, disponível na Plataforma Solution.

Continue a leitura e se prepare para ser um profissional de destaque em 2024!

LEIA MAIS: O papel do líder do futuro e as suas 7 habilidades essenciais

Plataforma Solution: Quais as maiores dificuldades que os profissionais enfrentaram em 2023, de uma maneira geral?

Jaime: 2023 foi um ano para readaptação no mundo pós pandemia e reorganização da forma de trabalhar. O trabalho remoto que reinou durante a pandemia (nas funções que permitiram essa modalidade) foi fortemente questionado, empresas tentaram fortemente o retorno para atividades presenciais. O modelo híbrido foi se firmando como melhor meio termo de equilíbrio de interesses, mas ainda há insatisfações de ambos os lados, que questionam: será que a produtividade é a mesma em casa, e como cultivar a cultura com as pessoas distantes? Do outro lado, por que passar tanto tempo no trânsito, em transporte público, se é possível ganhar qualidade de vida fazendo entregas de alta qualidade?

Plataforma Solution: Como o senhor enxerga que esses desafios podem ser superados?

Jaime: O diálogo deverá ser o grande mediador no futuro desses questionamentos. As empresas têm o desafio de tornar o ambiente de trabalho muito mais atrativo para reconquistar o interesse das pessoas em estar em suas instalações, e mostrar o benefício de trabalhar presencialmente seguirá um desafio. Definitivamente, mesclar os locais de trabalho entre casa e escritório deve permanecer a opção mais democrática, com a disputa de definir quantos dias ir ao escritório: 1, 2, 3 ou 4?

Plataforma Solution: Quais as principais tendências em carreira para 2024?

Jaime: Devem continuar com destaque carreiras em diferentes áreas da tecnologia e nas atividades comerciais como vendas, trade e marketing. Podemos esperar e nos preparar para um cenário onde profissionais que almejam sucesso se dedicarão ao desenvolvimento de habilidades e competências que focam as relações humanas, como a influência, comunicação e adaptabilidade, por exemplo. Compreender os impactos ambientais, sociais e de governança serão vistos cada vez mais como essenciais na formação de lideranças inclusivas e conscientes. O sucesso estará mais próximo de quem assume protagonismo e toma para si a liderança da própria carreira.

Plataforma Solution: Qual é a importância de o funcionário sentir-se cuidado?

Jaime: Vivemos um dos períodos de maior preocupação com a saúde mental, transtornos globais e locais têm contribuído para que profissionais se encontrem no dilema frequente de seguir ou interromper a carreira, em muitas situações sem mesmo ter um plano B. Cuidar dos colaboradores já faz parte de estratégia de diferenciação da marca empregadora. As intolerâncias são, cada vez mais, intoleradas. Diferentes pressões sociais, econômicas e de sustentabilidade sustentam o suporte a profissionais de grupos sub-representados nas organizações, para que possam encontrar acesso no ambiente corporativo, mas com qualidade de convivência para desenvolver o melhor do senso de pertencimento em cada pessoa. É preciso estar atento aos fatores que possam contribuir positivamente para a saúde mental.

Plataforma Solution: “Desenvolva pessoas e elas desenvolverão a organização”. Poderia nos explicar como se dá essa relação? 

Jaime: O princípio é o da consequência do bom funcionamento do organismo corporativo. Quando as pessoas recebem oportunidades para se desenvolver, ganham a percepção de que suas expectativas de carreira são reais. Assim, tendem a dedicar alto engajamento de forma a fazer dos seus planos a melhor realidade. Se tornam melhores membros de equipes porque cooperam mais e, consequentemente, querem ver suas organizações sustentáveis e com sucesso para que estejam num espaço que se orgulham e onde querem construir seu futuro profissional. O contrário também é verdadeiro. Nas organizações onde não é possível receber oportunidades de desenvolvimento, as pessoas decidem sair e buscar melhores perspectivas em diferentes instituições.

LEIA MAIS: Como superar gaps de competências

15 competências necessárias, segundo o Fórum Econômico Mundial

Sempre abordamos aqui no blog a importância que as organizações passaram a dar para as soft skills, conhecidas como as habilidades comportamentais, necessárias para que os profissionais saibam se adaptar às mudanças no mercado e na forma de trabalhar.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, existem 15 competências que estarão em alta nos próximos anos - entre elas, temos hard skills, as habilidades técnicas que podem ser obtidas com cursos e formações. Mas, a lista é dominada pelas soft skills.

Elas estão alinhadas ao que foi dito pelo professor Jaime na entrevista acima, e reforçam que a tendência para o futuro do trabalho está não apenas no conhecimento prático, mas também na capacidade do profissional se relacionar, comunicar e pensar fora da caixa, contribuindo para o desenvolvimento da organização.

As competências listadas pelo Fórum Econômico Mundial são:

1 - Pensamento analítico e inovação

2 - Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem

3 - Resolução de problemas complexos

4 - Pensamento crítico e análise

5 - Criatividade, originalidade e iniciativa

6 - Liderança e influência

7 - Utilização de tecnologia

8 - Programação

9 - Resiliência, gerenciamento de stress e flexibilidade

10 - Ideação

11 - Inteligência emocional

12 - Experiência do usuário

13 - Orientação a serviço

14 - Análise de sistemas

15 - Negociação e persuasão

Baixe agora nosso e-book Gestão de Conflitos

Serviços de assinatura voltados ao desenvolvimento de habilidades

Para ajudar os profissionais que desejam transformar suas carreiras, aprimorando e desenvolvendo competências, tanto em hard skills quanto em soft skills, nós criamos o Solution Plus, um streaming de cursos que já conta com centenas de horas de conteúdo.

Conheça também o serviço para empresas, uma plataforma de cursos para facilitar os programas de treinamento das equipes, oferecendo excelência, praticidade, aprendizagem leve e acompanhamento do gestor. Clique aqui e conheça o Solution for Business.

LEIA MAIS: Ambidestria organizacional: o conceito fundamental para uma empresa competitiva

Gostou de ficar por dentro dos principais desafios enfrentados pelos profissionais em 2023, e das tendências em carreira e gestão de pessoas para o próximo ano? Então, não se esqueça de compartilhar esse artigo!

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp