Gestão

Ana Rízia
3 minutos de leitura
Escrito dia 29/07/2020


Profissionais das mais diversas áreas estão acompanhando as constantes mudanças do mundo e do corporativismo. Para se adequar às tendências e necessidades do mercado, recrutadores também estão se transformando e moldando sua atuação para acompanhar a evolução do RH, principalmente no processo de recrutamento e seleção. Até então, o Recursos Humanos sempre foi pensado como […]


Profissionais das mais diversas áreas estão acompanhando as constantes mudanças do mundo e do corporativismo. Para se adequar às tendências e necessidades do mercado, recrutadores também estão se transformando e moldando sua atuação para acompanhar a evolução do RH, principalmente no processo de recrutamento e seleção.

Até então, o Recursos Humanos sempre foi pensado como responsável por duas tarefas importantes: recrutar e selecionar, sendo o recrutamento a primeira fase para preencher uma vaga e a seleção como uma análise que leva em conta características, qualidades e conhecimentos específicos dos candidatos.

Saiba também quais são as 3 mudanças no RH para ficar de olho.

Além de contar com a tecnologia para agilizar e otimizar processos, agora o recrutador também pode alinhar ferramentas digitais e soluções de gestão com o desenvolvimento do mercado e necessidades específicas das empresas.

Para dominar a evolução do RH no recrutamento e seleção, é preciso entender os novos conceitos que estão transformando esse departamento. Vamos lá?

RH 4.0

A revolução 4.0 também ocorreu no RH e trouxe mais automatização para as funções dessa área, atribuindo também valor estratégico para o departamento e para os profissionais que fazem parte dele. 

Com menos processos burocráticos, mais tempo é destinado para desenvolver um bom clima organizacional, uma cultura que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores e ações que trarão resultados para a empresa.

E não tem segredo. Quando esses aspectos estão alinhados e são percebidos, a produtividade aumenta, os profissionais contratados ocupam mais rapidamente a vaga e o ambiente se torna saudável e motivador. Portanto, para aderir a evolução do RH e do processo de recrutamento e seleção vale a pena adotar ferramentas que priorizam benefícios globais.

Processos automatizados

A automatização já não é uma novidade para o RH, inclusive porque as demandas de contratação aumentam ao mesmo tempo em que as empresas então limitando seus orçamentos e os profissionais estão melhorando suas habilidades para se encaixar em um mercado ainda mais exigente.

Por isso, a evolução do RH exigiu um processo de recrutamento e seleção cada vez mais rápido, simplificado e ainda assim eficiente e imparcial. Automatizar isso significa utilizar as melhores formas de avaliar um candidato, trazendo pessoas que contribuam com qualidade para o crescimento organizacional e se sintam bem em trabalhar na empresa.

Seleção inteligente

Na evolução do RH, uma coisa é certa: o processo de recrutamento e seleção agora exige inovação. A seleção inteligente usa programas de triagem automatizada, que analisam o perfil do candidato e ajudam até mesmo durante a entrevista, identificando comportamentos bons e ruins. 

Essa alternativa, inclusive, pode virar hábito nas novas formas de seleção, que estão sendo feitas à distância. Além de poupar gastos com processos longos, a seleção inteligente é segura e está em constante aprimoramento, sendo a aposta de um futuro com RHs totalmente inteligentes. 

Testes online

E por falar em inteligência e processos de seleção à distância, as etapas deles também podem ser feitas de forma online. Um exemplo são os testes que avaliam as capacidades do candidato para preencher a vaga. Os questionários podem ser aplicados em uma plataforma específica, por meio de acesso restrito para candidato e recrutador.

Além de agilizar os métodos iniciais do recrutamento e seleção, essa função ajuda a diminuir a quantidade de pessoas que serão entrevistadas de fato ou serão testadas em uma atividade específica da função.

Entrevista por vídeo

E como falar de tantas soluções online presentes na evolução do RH sem citar a entrevista não presencial? Assim como os candidatos nem sempre estão na cidade em que ocorre o processo seletivo, os acontecimentos de 2020 também mostraram que essa alternativa será adotada cada vez mais.  

A entrevista por vídeo encurta distâncias, minimiza atrasos em sequências de entrevistas e é uma forma segura e confortável de conhecer melhor o candidato, que estará mais relaxado e em um local conhecido. Outro benefício é que a empresa não perde um bom profissional por indisponibilidade de locomoção até o fechamento da vaga.

Sabia que o profissional de recrutamento e seleção precisa de conhecimento especializado para otimizar os processos seletivos?

Se atualize com o novo curso de Recrutamento e Seleção, da Plataforma Solution!

icone de gota

Artigos Relacionados