As relações corporativas passam por transformações a todo momento. Por isso, as mudanças no RH (Recursos Humanos) não são vistas como surpresas para quem está acompanhando as tendências dos últimos anos. No entanto, é necessário entender que os últimos meses tiveram forte influência na velocidade com que as coisas foram alteradas.
O RH é somente um dos setores que está tentando acompanhar as mudanças refletidas pela sociedade. E essas atualizações chegaram para ficar e modificar a forma, a velocidade e o ritmo da produção e do trabalho.
Até então, as mudanças no RH eram muito sutis e não foram tão expressivas quanto as que estamos vivenciando. Confira as três modernizações do setor que você deve ficar de olho!
Mapeamento de perfil comportamental
Com a Gestão de Pessoas ganhando força nos últimos anos, o RH já pode considerar esse segmento como uma novidade e um marco na rotina de trabalho. Isso porque a forma de enxergar os colaboradores e de treinar líderes para entendê-los foi transformada.
Por influência da Gestão de Pessoas, alguns setores de RH mudaram até o nome, sendo chamados de departamento de Capital Humano. Assim ficou mais fácil prever, conter e investir tempo e dinheiro em ações internas mais assertivas.
Considerando que o RH entendeu que as pessoas fazem parte do conjunto de maior valor de uma empresa, o mapeamento de perfil comportamental é necessário para conhecer quem compõe a organização e lidar com as diferenças da melhor maneira possível.
Leia também: O tripé do comprometimento na cultura organizacional.
Seleção online
Não é novidade para ninguém que a principal transformação pela qual ainda estamos passando é a digital. Por isso, entre as mudanças no RH, o processo seletivo não poderia deixar de se adaptar a este novo momento. E isso significa muito mais do que só enviar ou receber currículos pela internet.
No mundo virtual, todo o processo pode ser mais ágil, econômico e eficaz. Os procedimentos tradicionais de abertura de vaga, recebimento de currículos e realização de entrevistas ficaram mais completos.
O processo seletivo ganhou mais etapas, que permitem que o recrutamento seja mais certeiro, mas também ficou mais rápido, pois conta com a ajuda de tecnologias para realizar a triagem e as demais correções de possíveis testes. As entrevistas e dinâmicas de grupo também ganharam suas versões online e ajudaram a agilizar os processos.
Também é possível selecionar e aplicar outras etapas do processo seletivo que sejam importantes e tenham a ver com a realidade da empresa, como apresentações, questionários e testes ou entrevistas mais específicas.
Conheça 5 características da Employee Experience.
Integração entre setores
A forma como o departamento estava inserido nas empresas é outra das mudanças no RH. Hoje, ele já é visto como um setor fluido e que, para oferecer um trabalho mais satisfatório, deve estar em contato constante com os outros setores da organização.
Essa alteração também está ligada à Gestão de Pessoas, já que o RH deixou de ser tanto operacional para trabalhar também os colaboradores e seus comportamentos.
Além de ser responsável pelo processo de todos os setores, o RH também pode auxiliar com estratégias financeiras, por exemplo, e se relacionar com setores de Finanças, Controladoria, Comercial entre outros.
Já viu essas mudanças no RH sendo aplicadas no mercado? Conte sua experiência para a gente!