Carreira

Saiba tudo sobre carreira em W, a nova tendência do mercado

Postado em 17 de dezembro de 2020

3 minutos de leitura

Marina Petrocelli

Saiba tudo sobre carreira em W, a nova tendência do mercado
Saiba tudo sobre carreira em W, a nova tendência do mercado

A carreira em W é uma modalidade de plano de carreira que surgiu como opção para os funcionários que buscam crescimento nas empresas e para as corporações que trabalham com retenção de talentos e a criação do time dos sonhos.

Essa tendência combina as habilidades técnicas do profissional com as práticas de gestão e liderança. Essas duas características costumam ser valorizadas em profissionais diferentes e acabam sendo dissociadas.

A técnica, importante para o desempenho de qualquer trabalho, é a parte mais objetiva e especializada da função. Já a gestão é a característica mais subjetiva, comumente associada a cargos superiores e até um pouco distantes daquelas competências mais especializadas.

Carreira em Y

O modelo que ainda vigora em muitas empresas é o plano de carreira em Y, ou linear, com estruturas hierárquicas verticalizadas.

Isso significa que, ao contrário da carreira em W, neste modelo, os funcionários com habilidades técnicas podem optar por adquirir mais especializações ou incorporar no currículo algumas competências de gestão para subir na escala de crescimento profissional.

Por que carreira em W?

Com o tempo, a separação entre técnica e gestão não resolveu 100% das demandas corporativas. Alguns profissionais muito especializados também podem apresentar capacidade de liderança e a carreira em Y restringiria o potencial desses profissionais.

Além disso, o mercado passou a exigir a presença de líderes inspiradores, não apenas chefes. A diferença é que quem está à frente das equipes, muitas vezes, precisa colocar a mão na massa, pois só assim poderá orientar, influenciar e encorajar o time.

A carreira em W possibilitou ampliação do potencial profissional, com possibilidade de aplicar atribuições de gestão dentro do universo técnico. Assim, o profissional pode assumir uma posição de liderança sem abrir mão do trabalho especializado.

Mas, afinal, o que é carreira em W?

Uma das principais vantagens da carreira em W é poder conciliar técnica e gestão sem deixar nenhuma dessas características em segundo plano, já que os cargos exigem as duas habilidades. Consequentemente, esse modelo viabiliza a flexibilização das hierarquias.

Com isso, as estruturas ficam mais horizontais. As equipes contam com profissionais capazes de liderar e exercer competências técnicas, em um ambiente propício para inovação e criatividade.

Neste modelo, os profissionais somam conhecimentos sobre as necessidades de gestão da empresa com técnicas que ajudam a identificar problemas e propor melhorias.

Assim, o profissional com carreira em W é um novo perfil que está atraindo os olhares das empresas. Por isso, preparamos três dicas para você desenvolver essa habilidade.

Desenvolva competências

Por se tratar de uma ocupação altamente versátil, os profissionais com carreira em W podem transitar por vários setores da empresa. Em razão disso, eles precisam estar preparados para assumir responsabilidades e entregar resultados satisfatórios.

O primeiro passo é identificar as lacunas entre as habilidades e os conhecimentos necessários para o cargo. Dessa forma, fica mais fácil descrever seus pontos fortes e fracos para entender quais são as oportunidades e quais são as ameaças.

Vislumbre e projete ideias

Ter uma mente empreendedora é muito relevante quando falamos de carreira em W. Isso significa que os profissionais com essa característica podem solucionar demandas de diversas áreas e até a empresa como um todo.

A facilidade da carreira em W está, justamente, na flexibilidade de transitar pelos setores, participar dos processos de outros departamentos e contribuir com os resultados gerais de forma dinâmica.

Tenha foco

Por contar com inúmeras possibilidades, é natural que os profissionais com carreira em W se sintam sobrecarregados ou até desorganizados. Assim, é importante ter foco e clareza sobre onde se quer chegar.

É importante monitorar a evolução profissional por meio de metas e objetivos bem definidos, até para realizar os ajustes necessários quando for preciso.

Você está preparado para desenvolver sua carreira em W? Confira também algumas dicas sobre liderança e comunicação para uma boa gestão.

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp