Carreira

10 hard e soft skills que estão em alta - fique por dentro

Empresas buscam mais que diploma na hora de contratar. Confira as habilidades técnicas e sociocomportamentais mais visadas no mercado atualmente

Postado em 28 de junho de 2022

4 minutos de leitura

Nathalia Aparecida Salvador

10 hard e soft skills que estão em alta - fique por dentro
10 hard e soft skills que estão em alta - fique por dentro

Com as mudanças que ocorrem não apenas no mercado de trabalho, mas também na forma como nos relacionamos, desenvolver nossas hard e soft skills se torna uma necessidade constante.

Ter um diploma que comprova sua qualificação profissional não é mais a única coisa levada em conta em um processo seletivo. Também é preciso ter inteligência emocional e criatividade ao lidar com os problemas do dia a dia.

Isso porque, hoje, as empresas buscam profissionais que sejam o “pacote completo”, com capacitação técnica para a vaga, mas que também tenham habilidades socioemocionais.

Então, se você ficou curioso e quer saber quais são as principais soft skills e hard skills demandadas pelo mercado de trabalho atualmente, basta continuar a leitura!

O que são hard e soft skills

Saiba o que são hard e soft skills

Ambos os termos, hard skills e soft skills, se referem a habilidades – essa é a tradução literal da palavra “skills”. Mas, cada um possui singularidade em seus significados, e é sobre eles que trataremos a seguir.

Hard skills são habilidades mensuráveis, competências técnicas que podem ser comprovadas com um certificado ou diploma, como um curso de pós-graduação ou mesmo a fluência em determinado idioma.

São aquelas que estão visíveis no currículo do candidato, e por muito tempo foram as únicas levadas em consideração na hora de contratar. Variam de acordo com a vaga e as necessidades da empresa.

Já as soft skills são menos “palpáveis”. Elas se referem às habilidades socioemocionais e interpessoais de cada pessoa, como ela lida emocionalmente com situações de estresse e se comunica, por exemplo.

Durante um processo seletivo, são tão relevantes quanto a capacitação técnica do profissional, por mais que sejam mais difíceis de se mensurar. É necessário que todo profissional as possua, independentemente de seu cargo.

Agora que você já sabe a diferença entre hard e soft skills, que tal conhecer quais dessas habilidades estão em alta? Confira abaixo:

Hard skills que estão em alta

Edição de vídeo é uma das hard skills mais demandadas atualmente

1. Computação na nuvem

Diz respeito a saber lidar com ferramentas de armazenamento na nuvem, cada vez mais demandadas com o aumento do trabalho remoto.

2. UX

O user experience, em português experiência do usuário, refere-se a como será a experiência do consumidor com seu produto ou serviço, dentro do site ou aplicativo.

3. Idiomas

Vivemos em um mundo globalizado, com a internet aproximando pessoas e mudando a forma de se fazer negócios. Logo, dominar idiomas estrangeiros, como inglês e espanhol, se tornou uma necessidade.

4. Produção e edição de vídeos

As principais redes sociais, como o Instagram e TikTok, mostraram a importância de as empresas investirem em vídeos. Eles são uma relevante forma de atrair consumidores e saem na frente aquelas que investem em profissionais capacitados e criativos com essa expertise.

5. Inteligência artificial

Com o intuito de automatizar processos, a demanda por desenvolvedores de softwares com inteligência artificial tem crescido. Buscam-se soluções que possam, inclusive, substituir o pensamento analítico humano.

Soft skills que estão em alta

Liderança é uma das soft skills mais exigidas pelo mercado de trabalho

6. Colaboração

Seja em ambientes virtuais ou físicos, é preciso que os profissionais saibam compartilhar ideias para transformá-las em soluções. O espírito colaborativo, no qual um ajuda o outro a alcançar seus objetivos, é essencial para o trabalho em equipe e, consequentemente, crescimento da empresa.

7. Comunicação

Saber falar não significa exatamente que você sabe se comunicar. A boa comunicação diz respeito a saber se expressar tanto de forma falada quanto escrita, e ser compreendido nas informações que transmite. Também é preciso que se saiba ouvir e não apenas escutar.

Se está precisando melhorar esse ponto, temos dois treinamentos que você vai gostar: Fale, a questão é como - Em momentos de crise, e Comunicação não-violenta. Vale a pena conhecer esses conteúdos incríveis com a professora Tatiana Vial.

8. Resiliência

É saber manter-se no ritmo do trabalho mesmo após um desentendimento com colegas ou crise no setor. Profissionais resilientes costumam saber lidar melhor com os desafios propostos e priorizar tanto projetos quanto tarefas do dia a dia.

9. Negociação

Quando estamos em um ambiente com diferentes ideias, a necessidade de negociação se faz presente para que todos alcancem seus objetivos. Logo, essa se torna uma habilidade de grande importância no ambiente corporativo.

10. Liderança

É a junção de todas as soft skills que citamos anteriormente. Um líder deve ser colaborativo, um bom comunicador, ter resiliência e saber negociar. Um profissional com todas essas habilidades e que também possua a capacidade de motivar pessoas é extremamente valorizado pelo mercado atual.

Falando em Liderança, talvez você goste de saber mais sobre um dos nossos cursos com mais alunos: Liderança e Líder Coach. Aprenda com a professora e especialista Denise de Moura, e depois conta pra gente!

 

Para ser um profissional de destaque, as hard e soft skills devem ser desenvolvidas juntas, pois as duas se complementam. Ou seja, de nada adianta desenvolver uma e negligenciar a outra.

Suponhamos que você tenha um novo desafio no trabalho, que irá exigir uma nova habilidade técnica: você poderá procurar por um curso na área e tirar todas as suas dúvidas sobre aquele assunto.

Mas, não é só isso que importa. É preciso que seu líder saiba te comunicar a importância deste novo projeto, e que você seja resiliente para lidar com a pressão por resultados positivos.

Portanto, invista em você! Adquira novos conhecimentos práticos e desenvolva suas habilidades comportamentais. Essa é a chave para alcançar seus objetivos profissionais.

Se você está aqui, também vale a pena conferir nosso artigo com as 5 habilidades essenciais para os profissionais no pós-pandemia.

Na Plataforma Solution você encontra uma série de cursos online de curta duração que vão te ajudar no seu desenvolvimento, ampliando seu saber em sete áreas: Gestão de Pessoas, Marketing, Finanças, Negócios, Agro e Educação.

Gostou do conteúdo desta semana? Compartilhe este texto em suas redes sociais e não deixe de comentar quais são as skills que você quer desenvolver ainda esse ano!

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp