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Gestão

Employer branding: o que é, benefícios e 8 estratégias de como aplicar

  • Autor:Nathalia Salvador

  • Publicado em 31 Jan 2024

  • 7 minutos de leitura

Ser capaz de conquistar os melhores talentos do mercado e, além disso, fazer com que eles tenham interesse em permanecer na empresa, construindo uma carreira e crescendo com ela – tudo isso está atrelado ao conceito de employer branding.

Para te ajudar a entendê-lo melhor, assim como seus objetivos e benefícios, e as melhores formas de aplicá-lo na sua organização, no artigo de hoje falaremos sobre os principais pontos relacionados ao employer branding. Confira abaixo.

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O que é employer branding?

Sendo cada vez mais valorizado pelas organizações que desejam ser bem-vistas pelos seus colaboradores, candidatos a vagas, clientes e sociedade em geral, o employer branding é uma estratégia que também contribui para a diminuição do turnover.

Sua prática envolve principalmente os setores de recursos humanos, marketing e governança, que juntos trabalham para que a empresa tenha uma boa reputação como empregadora – e, assim, conte com profissionais que estão verdadeiramente engajados com sua proposta.

Afinal, em tradução livre, employer branding significa “marca empregadora”, e o termo está diretamente relacionado à como os profissionais se sentem em relação à organização.

Por isso, suas ações devem ser construídas pensando sempre no bem-estar dos funcionários, despertando o interesse daqueles que estão em busca de emprego, e o desejo de permanecer na empresa em quem já faz parte do seu quadro de colaboradores.

O employer branding é algo para ser trabalhado no longo prazo, já que uma sólida boa reputação não se constrói da noite para o dia. Para que a empresa se destaque perante as demais e conquiste os melhores talentos, é preciso constância.

Benefícios do employer branding

Uma das principais vantagens do employer branding é a atração de talentos. Isso porque trabalhar em uma empresa vista como boa empregadora significa estar em um lugar que valoriza o profissional e apresenta possibilidade de crescimento, entre outras vantagens.

Conta-se também com o interesse dos colaboradores em permanecer na organização – o que contribui mais ainda para a sua reputação, já que a empresa é percebida como um lugar onde as pessoas entram e desejam permanecer.

Tudo isso auxilia na diminuição da taxa de turnover, que nada mais é que a rotatividade de funcionários dentro da empresa, durante um determinado período – o que demonstra também como a organização está cuidando de seus talentos.

Além disso, quando a empresa pratica o employer branding, ela tem diminuição nos seus custos com contratação, demissão e treinamentos, e seus processos seletivos se tornam mais eficientes.

Há também ganho na produtividade dos colaboradores que, ao estarem em um ambiente de trabalho onde se sentem valorizados, terão muito mais engajamento e motivação para bons resultados e dedicação às atividades.

Outro ponto é que, quando a empresa tem uma boa reputação entre seus funcionários e candidatos, ela se torna mais interessante também para seus clientes e parceiros, e todo o meio no qual está inserida, ou seja, torna-se uma empresa mais atraente e referência aos seus stakeholders.

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8 estratégias de employer branding para colocar em prática

Trouxemos abaixo alguns exemplos que vão ajudar você a construir o employer branding da sua empresa, ações que contribuem para o fortalecimento da sua marca empregadora.

Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!

1 – Conheça o atual cenário

Entender o verdadeiro cenário no qual a empresa se encontra enquanto empregadora, ou seja, a opinião de seus funcionários quanto aos benefícios que oferece, o clima organizacional e o trabalho em si é algo fundamental para o employer branding.

Para isso, você pode realizar uma pesquisa, coletar feedbacks por meio dos gestores, entre outras formas. Lembre-se da importância de ouvir seus colaboradores, afinal, um dos objetivos do employer branding é aumentar o interesse de permanecer na empresa.

2 – Faça um bom planejamento

Antes de colocar qualquer ação em prática, é necessário planejamento. Por isso, trace seus objetivos e o que é preciso fazer para alcançá-los.

É durante o planejamento que são escolhidas as pessoas que vão participar da estratégia e os líderes que serão envolvidos. Não se esqueça de definir os KPI’s e de acompanhá-los constantemente.

3 – Tenha uma cultura organizacional bem desenvolvida

A cultura organizacional orienta a identidade da empresa, e representa aquilo que é valorizado por ela. Quando bem desenvolvida, serve como guia para que se saiba quais características buscar em um candidato.

Além disso, quando os colaboradores compartilham dos valores da empresa, maior é o seu interesse em desenvolver uma verdadeira carreira dentro dela.

4 – Defina e pratique sua EVP (Employer Value Proposition)

A EVP (Employer Value Proposition) é a responsável por mostrar ao colaborador como ele é valorizado pela empresa, sendo parte fundamental de uma estratégia de employer branding.

Nela, constam salários e benefícios, política de promoções, entre outras informações sobre como é trabalhar na sua empresa e o porquê dela ser mais interessante que as demais.

5 – Invista em comunicação

É importante que o colaborador esteja bem-informado. Informe sempre quanto a mudanças na política de benefícios e quando novos forem adicionados.

Estabeleça um canal onde os funcionários possam expressar suas opiniões e sugestões. Afinal, elas são fundamentais para que a empresa saiba o que está funcionando, ou não, e o que pode ser melhorado.

6 – Aposte no marketing digital

Uma excelente forma de promover, principalmente fora da empresa, as ações de employer branding, é por meio do marketing digital. Assim, fica muito mais fácil da sua mensagem chegar até os talentos.

Faça uso das redes sociais, mostrando o dia a dia da organização por meio de fotos e vídeos, mantendo uma presença constante nesse canal. Depoimentos dos colaboradores também são fundamentais, não se esqueça de incluí-los nas suas publicações.

7 – Estimule a cultura de feedback

Ter seus feitos reconhecidos é algo que motiva – e ter consciência de onde precisa melhorar é o que leva à excelência profissional. A cultura do feedback é fundamental no processo de promoção do employer branding.

Para além do feedback que acontece durante uma avaliação de desempenho, por exemplo, é relevante estimular o feedback que acontece no dia a dia, das pequenas tarefas que são executadas com excelência.

8 – Ofereça um ambiente de trabalho saudável

Um ambiente que preza pelo bem-estar do colaborador, sendo um local limpo e agradável, no qual há momentos de descontração durante a rotina é algo que deve ser oferecido ao profissional.

Afinal, tudo isso contribui para que o funcionário se sinta à vontade e tenha bom relacionamento com seus pares, o que vai impactar diretamente na qualidade das suas entregas e no que ele tem a dizer sobre a organização.

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EXTRA: Aposte em treinamento e desenvolvimento e promova a sua marca empregadora

Saber que a empresa investe no seu desenvolvimento, que oferece o treinamento necessário para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos, é algo que contribui para a retenção de talentos.

Por isso, ofereça a capacitação necessária para a evolução do profissional, e demonstre que a sua organização quer que ele cresça junto com ela. Se você não sabe como fazer isso, nós podemos ajudá-lo.

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Além disso, nossa plataforma permite o acompanhamento do colaborador por meio de um dashboard gerencial. Facilite o treinamento de suas equipes com uma plataforma pronta para isso.

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LEIA MAIS: Como desenvolver a cultura organizacional na sua equipe e empresa

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