Fazer a empresa crescer é um desafio em um mercado saturado em vários segmentos. Existem estratégias que podem ser adotadas para aumentar o engajamento da organização e fazê-la crescer, mas não há uma fórmula exata.
Tudo depende do segmento, do produto e das características específicas da sua empresa. No entanto, as organizações que decolam no mercado têm algumas características em comum. Veja cinco atitudes que vão te ajudar com isso!
Diferencial
O primeiro passo para fazer a empresa crescer é descobrir qual é o diferencial de mercado dela. Se existe uma concorrência muito grande no segmento, é preciso buscar uma resposta: o que faria os clientes optarem pelo seu produto ou serviço, e não pelos outros disponíveis?
Para fazer isso, reúna as pessoas responsáveis pela gestão e comece a listar os valores da marca, os objetivos e, por fim, o que a diferencia das demais. Vale lembrar que a qualidade do produto não é considerada diferencial, é obrigação de toda marca – mesmo nos casos em que a concorrência não tem.
Se não encontrar nada de muito relevante, essa é a hora de buscar as necessidades do mercado no segmento que a empresa atua. Assim, por meio delas, você conseguirá encontrar o diferencial que seu produto ou serviço deverá ter.
Parcerias
Essa dica é interessante para empresas que precisam crescer, mas não têm muito capital para investir. Fazer parcerias é um caminho interessante. Especialmente para as organizações que buscam internacionalizar seus produtos, é uma maneira de começar em um mercado ainda desconhecido.
Um exemplo clássico é a empresa de chocolates Hershey’s, que conseguiu trazer seus produtos para o Brasil e criar um nome aqui após uma parceria com a Bauducco. A empreitada antes tinha sido feita sem uma parceria e não deu tão certo.
Em alguns casos, a estratégia de parcerias pode não ser a melhor opção, tudo depende do segmento. Já em outros, pode ser a chave para fazer a empresa crescer.
Digitalize
Não é novidade que estamos na era digital, por isso, se sua empresa ainda não está na internet, já é um atraso. Busque uma pessoa especializada em marketing para fazer uma análise do segmento e entender a melhor forma de atuar no ambiente digital.
Caso a empresa já tenha um site e perfis em redes sociais, procure aprimorar sempre e seguir as tendências de mercado. Uma boa dica é ter um padrão de acordo com uma campanha de marketing – que deverá ser elaborada conforme as necessidades do mercado.
Existem várias alternativas de interação digital e nem sempre todas vão se encaixar na sua estratégia, mas é interessante conhecê-las. Um bom estudo de como as empresas atuam na internet é essencial para fazer a empresa crescer.
Estrutura horizontal
As maiores empresas do mundo têm essa característica em comum: a horizontalização da gestão. Isso quer dizer diminuir os níveis hierárquicos e permitir que todos opinem em decisões e contribuam com ideias que geram inovação.
Toda mudança começa de dentro, não adianta firmar parcerias, ter um diferencial e estar na internet se a sua estrutura interna não é eficaz. Fazer a empresa crescer pede inovação. Uma boa maneira de trazer isso é permitir a participação de todos.
É claro, a estrutura horizontal não vai acontecer de um dia para outro: é preciso fazer uma mudança suave, principalmente se sua empresa tem a hierarquia muito bem definida.
Capital humano
Como um complemento da horizontalização da estrutura organizacional, a valorização do capital humano é importante. Isso quer dizer ter a preocupação com o bem-estar dos colaboradores, entender seus anseios e necessidades.
Isso porque quem faz a empresa são justamente os funcionários. Eles devem estar satisfeitos profissionalmente para conseguirem contribuir da melhor forma para o crescimento da organização.
Pensar em um processo de seleção humanizado, benefícios compatíveis com o mercado e com a função que exercem, plano de carreira e incentivo à qualificação são algumas das atitudes interessantes de aderir.
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