Montar um currículo pode ser uma tarefa desafiadora em qualquer etapa da vida profissional. As dúvidas podem surgir tanto com relação ao conteúdo e o que colocar quanto sobre a hierarquia das informações.
O currículo é a porta de entrada para novas oportunidades. É por ele que os recrutadores conhecem o profissional e, por isso, é um valioso aliado para atrair a atenção.
Pensando nisso, preparamos sete dicas para você montar um currículo bem-feito, de acordo com seu momento profissional. As orientações são de Claudia Pinese Angeli, especialista em recursos humanos, consultora organizacional, mentora e coach.
Seja sucinto
Na hora de montar um currículo, é preciso considerar que os recrutadores ou profissionais de RH (recursos humanos) têm inúmeros arquivos para avaliar. Assim, quanto mais direto e objetivo melhor.
Quem está começando agora no mercado de trabalho pode colocar toda sua trajetória educacional, cursos e eventos, já que o conteúdo é mais restrito. Mas não deve passar de uma página. Para os mais experientes, a ideia é considerar somente as últimas experiências e dados mais significativos. Neste caso, tudo bem se o currículo chegar a duas páginas.
Opte pelo minimalismo
A regra geral para montar um currículo é optar pelo minimalismo, em um layout mais limpo, menos poluído visualmente, sem elementos adicionais. “Para não errar, aposte em papel branco, formatação simples, poucas cores e fontes clássicas. Recomendo Arial, Calibri ou Times New Roman”, comenta Claudia.
Destaque o objetivo
É muito importante que o objetivo profissional esteja claro e destacado no currículo. Este item define a área de atuação e o nível do cargo almejado. Serve para nortear os recrutadores que adequam os perfis às vagas.
Resuma suas qualificações
Listar suas qualificações quando for montar um currículo é um passo essencial e uma tarefa de autoconhecimento. Defina suas habilidades e insira em formato de tópicos. Mesmo quem tem pouca experiência profissional deve conseguir determinar três ou quatro pontos que demonstrem suas principais competências.
Prefira a ordem cronológica
Os campos de formação, experiências e atividades/cursos complementares devem estar elencados em ordem cronológica, iniciando pelas mais recentes. Esse cuidado ao montar um currículo auxilia os profissionais de RH a identificar mais rápido os requisitos da vaga no arquivo.
Insira resultados
Destacar e quantificar resultados importantes também é uma boa prática para inserir no currículo. “Por exemplo, quando o profissional consegue uma redução efetiva de 5% nas despesas com materiais não-recicláveis em projetos e empresas anteriores, é interessante informar este número”, explica.
Para os mais jovens que querem montar um currículo, vale relatar prêmios estudantis, participação em empresas juniores, gratificações e até mesmo a liderança em grupos de trabalho e projetos.
Cuidado com itens desnecessários
A menos que seja solicitado pelo recrutador ou responsável de RH, a foto, pretensão salarial e números de documentos não devem ser mencionados no currículo. Essas informações podem ser necessárias em uma segunda etapa, caso haja esse interesse inicial pelo profissional e seja relevante para seguir no processo.
Bônus: atente-se às etapas
Ainda está em dúvida sobre as etapas para montar um currículo? Não se preocupe, a lista abaixo é um roteiro para seguir.
- Dados pessoais: nome completo, idade, estado civil, endereço, telefones de contato (especialmente celular);
- Objetivo: definir área de atuação e nível do cargo pretendido;
- Qualificações: pontos fortes e habilidades;
- Formação acadêmica: curso, nome da instituição, ano de conclusão;
- Experiências profissionais: nome da empresa, local, período de trabalho, cargo e atribuições e atividades da posição;
- Cursos complementares: curso, nome da instituição, mês e ano de conclusão, carga horária;
- Idiomas: especificar nível básico, intermediário, avançado ou fluente;
- Informática: especificar curso ou programa e nível de conhecimento.
Não se esqueça de colocar mês e ano ao terminar de montar seu currículo. É importante que o recrutador perceba que está analisando um material atualizado.
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