Você já se perguntou por que alguns sites ficam na primeira página de resultados de pesquisa do Google de maneira orgânica (sem ser através de anúncios) e o seu não alcança a mesma performance?
A resposta para essa pergunta está no investimento em marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization) que esses concorrentes fizeram ao longo de sua trajetória na internet.
Mas o resultado desses esforços não surge da noite para o dia. É necessário amadurecer o posicionamento da marca para alcançar o principal objetivo dessas duas estratégias: a captação de leads.
Leads são pessoas que fornecem suas informações às plataformas em troca de conteúdo – e são importantes porque, quando bem trabalhados, podem se tornar clientes fiéis da sua marca.
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É uma questão de estratégia
Uma das principais estratégias do marketing de conteúdo é o blog, que deve ser mantido com artigos relevantes, que identifiquem as dores de seus clientes e apresentem soluções para elas.
Dentro do conteúdo do blog, você deve aplicar a técnica do SEO, que consiste na inserção de palavras-chave ao longo dos textos, de forma coesa. Variações da palavra-chave que contenham o mesmo sentido que a original também são bem-vindas.
Mas esteja atento à quantidade de vezes que o termo se repete, porque isso impacta diretamente na experiência do usuário, o que também pode levar o mecanismo de busca a entender que você quer manipular aquele conteúdo, o que não é algo bom.
O algoritmo dos sites de buscas também leva em consideração a quantidade de menções na web que seu site recebeu, como links de referências em outras plataformas e citações nas redes sociais.
Tudo isso contribui para a construção da autoridade da sua marca na internet, que é o que fará com que ela seja reconhecida como um resultado relevante quando o consumidor pesquisar por determinada dúvida, termo ou assunto.
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4 dicas para um SEO efetivo
Confira abaixo 4 dicas para otimizar o seu site e ajudar os seus leads a encontrá-lo de maneira orgânica:
- Título: é o que chamará a atenção do leitor. Portanto, deve ser coerente com o conteúdo que você irá apresentar e não muito longo – recomendamos que contenha cerca de 10 palavras. Além disso, ele deve trazer sua palavra-chave principal.
- Escaneabilidade: é como você estrutura o seu texto, o tamanho das frases e parágrafos. Para maior fluidez na leitura, use frases e parágrafos curtos, assim como intertítulos e listas.
- Imagens: escolha imagens relacionadas ao tema que você está trabalhando e as redimensione, para que não carreguem lentamente quando clicarem no seu artigo. O nome do arquivo deve conter a palavra-chave, e as demais devem ser separadas por traços (-).
- URL: é importante que o seu conteúdo seja acompanhado de uma URL amigável. Ela precisa ser curta e conter sua palavra-chave principal, podendo, inclusive, trazer o título de matéria. Aqui as palavras também são sempre separadas por traços (-).
A transformação digital impulsionada pela pandemia levou as organizações a investirem cada vez mais no aumento de sua presença online, pois enxergaram no mundo virtual a alternativa que precisavam para manterem seus negócios acontecendo.
Mas, com a crise financeira enfrentada nos últimos anos, muitas empresas tiveram que diminuir seus investimentos em publicidade – e foi exatamente aí que o marketing de conteúdo e SEO ganharam lugar de destaque.
Por não exigirem um orçamento específico como outras mídias e trazerem resultados de forma orgânica, ambos são excelentes alternativas para quem deseja promover seu negócio online.
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