Carreira

Ana Rízia
2 minutos de leitura
Escrito dia 19/08/2020


Empresas são formadas por pessoas e por isso precisam ter uma área especialmente focada em cuidar delas. Apesar de muitas vezes ser chamado de RH, este setor na verdade é o Departamento Pessoal, também chamado de Gestão de Pessoas. Suas responsabilidades vão além da contratação, passando também pela retenção, motivação e desenvolvimento de talentos. Estruturalmente […]


Empresas são formadas por pessoas e por isso precisam ter uma área especialmente focada em cuidar delas. Apesar de muitas vezes ser chamado de RH, este setor na verdade é o Departamento Pessoal, também chamado de Gestão de Pessoas.

Suas responsabilidades vão além da contratação, passando também pela retenção, motivação e desenvolvimento de talentos. Estruturalmente falando, este é o coração da empresa, pois o funcionamento de tudo depende do cuidado e bem-estar das pessoas que trabalham dia a dia pelo sucesso dos negócios.

Por isso, compreender os processos motivacionais, gerenciando e captando talentos focados na construção de carreira, é um importante passo para um melhor desempenho, tanto de uma pessoa quanto de toda organização. A relevância dessas temáticas aliadas ao contexto dinâmico e contemporâneo das organizações é a inspiração para a Quest em Gestão de Pessoas.

Veja a seguir o que essa seleção de conteúdos oferece para uma carreira focada na Gestão de Pessoas.

Conceito

A Gestão de Pessoas envolve um conjunto de práticas com propósito de conseguir o sucesso do capital humano. E para que isso aconteça, é preciso utilizar metodologias que realmente desenvolvam as pessoas.

Quem estuda essa área precisa entender que seus fundamentos são focados em garantir capacitação e atendimento às necessidades dos colaboradores, dentro dos seus cargos e funções. Sem esse controle, é muito fácil perder a sinergia de times, levando a conflitos, rotatividade de pessoas e, é claro, poucos resultados para a empresa.

Uma gestão que não considera o bem-estar das pessoas traz, inclusive, insatisfação para o público, pois a cultura organizacional não forma colaboradores engajados e comprometidos a atender bem os clientes. A saúde dos negócios deve sempre estar ligada à Gestão de Pessoas.

Conteúdo

Um profissional que estuda Gestão de Pessoas pode crescer muito com cursos e aprendizado teórico. No entanto, é possível enriquecer o repertório com conteúdos mais dinâmicos, formulados também para uma formação prática.  

A Quest da Plataforma Solution apresenta um pouco mais dos fundamentos da Gestão de Pessoas em três etapas enriquecidas com uma seleção de textos, vídeos, podcasts, artigos, dicas e outros formatos gratuitos de conteúdos, organizados para atender aos diferentes níveis de conhecimento, do mais básico ao mais avançado.

As professoras responsáveis pela Quest Gestão de Pessoas são Heliani Berlato, Denise de Moura e Talita Cordeiro, especialistas em comportamento organizacional, desenvolvimento humano, liderança e carreira, por exemplo.

São elas também que estão à frente dos cursos de Comportamento Organizacional, Introdução à Gestão de Pessoas, Gestão da Carreira e Liderança e Líder Coach.

Carreira

Uma carreira baseada na Gestão de Pessoas é ampla e não direcionada apenas para a integração do Departamento Pessoal de empresas. Um indivíduo que possui conhecimento nessa área pode exercer funções de liderança, fazer gestão da própria carreira ou ser o foco motivacional da sua equipe em projetos de curto prazo.

Além disso, essa área reforça a importância de diversas habilidades admiradas em profissionais bem sucedidos, como ética, trabalho em equipe, comunicação eficiente e gerenciamento de mudanças.

O que vem depois?

Por ter foco no desenvolvimento das pessoas, uma formação em Gestão de Pessoas permite atuação em outras carreiras ou, ainda, especialização para quem deseja se tornar consultor na área.

Aproveite para conhecer os conteúdos de Gestão de Pessoas selecionados pela Plataforma Solution.

icone de gota

Artigos Relacionados