Nós já trouxemos a explicação dos conceitos de upskilling e reskilling aqui no blog, suas diferenças e benefícios – confira aqui.
Agora vamos passar por eles brevemente e focar em responder à questão: como aplicar estas estratégias na minha organização?
Termo recente, upskilling significa a busca constante do trabalhador pela atualização de seus conhecimentos na área profissional na qual está inserido.
Já o reskilling diz respeito a aprender novas habilidades em áreas diferentes, até uma nova profissão, para atender a demanda da organização por novos postos.
Aplicar esses conceitos em sua empresa pode ser a chave para o seu crescimento – e os motivos você confere nos próximos tópicos. Mas, antes disso, que tal saber as perspectivas para o futuro das empresas que adotarem o upskilling e reskilling?
Será que vale a pena investir em aprimoramento?
Um estudo feito pela Dell Technologies em conjunto com o Institute for the Future mostrou que 85% das vagas de emprego que estarão disponíveis em 2030 vão ser para profissões que ainda não existem.
O dado ilustra o quão importante é investir nos profissionais da casa, pois a busca por mão de obra qualificada será alta, e ela nem sempre poderá ser encontrada.
De acordo com o World Economic Forum 2020, as companhias já esperavam, até 2025, deslocar aproximadamente 6% das suas forças de trabalho para novos papéis – e que 1 a cada 2 trabalhadores vai precisar de reskilling.
A pesquisa aponta, ainda, que esse investimento deve trazer um rápido retorno financeiro, já que 2/3 dos empregadores avaliam que vão ter o retorno sob investimento (ROI) dos seus programas de reskilling dentro de um ano.
Investir na evolução de seus colaboradores ao aplicar o upskilling e naqueles que se mostram capazes de migrar para novas áreas com o reskilling não é mais apenas uma opção. Se tornou uma necessidade, e vale para empresas de todos os portes e nichos.
Não é à toa que a área de T&D - Treinamento e Desenvolvimento – está tão em alta e norteando decisões corporativas.
O impacto do upskilling e reskilling nas empresas
Sendo o upskilling e o reskilling o aprendizado para o desenvolvimento constante – cada um com o seu próprio objetivo, conforme explicamos acima –, eles também são encarados como uma necessidade frente à transformação digital que acontece no mundo e a qual as empresas devem se adaptar.
Em 2016, a Harvard Business Review divulgou um artigo no qual citava os investimentos da AT&T, companhia norte-americana de telecomunicações, em seus colaboradores – foram 250 milhões de dólares em educação e desenvolvimento profissional, e mais de 30 milhões anuais em assistência.
Até a data de publicação do artigo, a iniciativa da AT&T havia impactado 140 mil funcionários, sendo que de janeiro a maio de 2016 metade deles preencheu os cargos de gerenciamento em tecnologia da empresa e recebeu 47% das promoções da organização.
Além disso, o tempo gasto no ciclo de desenvolvimento de produtos foi reduzido em 40%. Já o tempo de receita foi acelerado em 32%, e o período para transformar uma ideia em serviço passou de um ano para seis meses.
O que mostra a importância de se trabalhar a retenção e desenvolvimento de talentos – pois por mais que não possua os mesmos recursos que a AT&T, sua empresa pode adaptar esse tipo de investimento à sua realidade.
Benefícios do upskilling e reskilling
Os benefícios de investir no aprimoramento e crescimento de seus profissionais são inúmeros. Podemos citar alguns, como a retenção de talentos, já que os trabalhadores vão se desenvolver dentro da empresa e o sentimento de pertencimento será promovido.
E isso chega até os clientes, que serão atendidos e impactados por colaboradores mais engajados – o que também contribui para que esses mesmos clientes promovam a marca.
Com funcionários em constante aperfeiçoamento, você também garante que estará em dia com as tendências do mercado, principalmente em áreas como a de tecnologia – o que contribui para a otimização dos processos operacionais dentro da organização.
Assim, sua empresa também vai estar à frente dos concorrentes que ainda não entenderam a importância de se investir na capacitação da sua força de trabalho – e sua organização terá um melhor posicionamento no mercado.
Adotando o upskilling e reskilling na sua empresa
O upskilling e reskilling são estratégias que certamente vão fazer a diferença na empresa que decidir adotá-los. Temos algumas dicas para que você faça isso efetivamente e alcance os resultados desejados.
- Primeiramente, deve-se mapear quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas. Para isso, é necessário envolvimento dos gestores e do departamento de RH. Vale contar também com a ajuda dos diretores. Juntas, essas três frentes serão capazes de entender as necessidades da organização, e assim trabalhar para saná-las.
- Para isso, será necessário fornecer ao trabalhador o treinamento apropriado para que ele se desenvolva e contribua para o crescimento da empresa, e isso pode ser feito de diversas formas.
As empresas contratam treinamentos corporativos, ou implementam uma frente de educação corporativa, ou ainda uma universidade corporativa, um ambiente interno, físico ou digital, na qual a organização faz a curadoria e disponibiliza conteúdo aos colaboradores.
No caso da empresa que não possui equipe para cuidar dos treinamentos e capacitações, é possível contratar soluções que oferecem esse acompanhamento, assim como dados importantes para tomada de decisões.
- É importante que o profissional saiba que a organização está disposta a investir nele, de forma a torná-lo o melhor que ele pode ser. Isso fará com que ele se sinta mais motivado não apenas a entregar seu melhor resultado no trabalho, mas também a se dedicar aos estudos e, assim, atingir seus objetivos de carreira.
Desenvolva seu time com a Plataforma Solution
Uma das principais formas de aplicar o upskilling e reskilling e desenvolver seu time é por meio de cursos rápidos que entreguem um conteúdo assertivo e aplicável – assim como os que você encontra aqui na Plataforma Solution.
Oferecemos conhecimento nas áreas de Agronegócio, Dados, Educação, Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing, Negócios, Projetos e Vendas – e todas as aulas foram pensadas para que nossos alunos possam colocar em prática o saber adquirido.
Os cursos online da nossa plataforma são ministrados por professores especialistas de grandes universidades, e que possuem ampla experiência de mercado.
Nosso objetivo é ajudar profissionais a transformarem suas carreiras – e o start para essa transformação pode partir do líder que enxerga no conhecimento a chave para se ter funcionários mais qualificados, capazes e engajados.
Quais são as soft skills que fazem mais diferença na sua equipe? Listamos aqui as mais procuradas, e também as duas que todo profissional precisa ter.
Então, independentemente do porte da sua empresa, que tal investir em quem está diariamente lidando com os produtos e serviços que você oferta? Os benefícios dessa atitude você já sabe.
Se você gostou do artigo de hoje, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre o upskilling e reskilling e entendam sua importância para o crescimento dos trabalhadores e, consequentemente, das organizações.