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Carreira

Como escolher uma empresa de treinamento EAD

  • Autor:Nathalia Salvador

  • Publicado em 16 Ago 2023

  • 6 minutos de leitura

Ter colaboradores treinados, em dia com as hard e soft skills essenciais para o desempenho de suas funções é um diferencial que faz com que a organização ocupe um lugar de destaque no mercado.

Mas, em quem confiar para disponibilizar os conteúdos EAD que serão responsáveis por treinar e desenvolver seus colaboradores? Essa é uma pergunta que nem sempre tem uma resposta fácil.

Isso porque diversos fatores influenciam no momento dessa decisão, assim como a grande variedade de empresas que atuam nesse setor.

Para te ajudar nessa questão, no artigo de hoje vamos trazer alguns pontos aos quais você precisa se atentar quando for escolher a empresa que irá ministrar o treinamento corporativo EAD dos funcionários. Continue a leitura e saiba mais.

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Antes de tudo: o que é treinamento e desenvolvimento?

Treinamento e desenvolvimento são conceitos distintos, mas que coexistem no universo corporativo. Afinal, treinar o colaborador tem a ver com uma capacitação no curto prazo, para que ele possa executar uma nova tarefa, por exemplo.

Já o desenvolvimento está relacionado ao aprendizado do colaborador no longo prazo, que o permitirá crescer dentro da empresa. E para o colaborador se desenvolver, ele precisa de conhecimento, que pode ser adquirido por meio dos treinamentos que ele participa ao longo da sua jornada profissional.

Por que investir em treinamento corporativo?

Quando a organização investe em treinamento e desenvolvimento, os ganhos obtidos superam em muito o investimento feito na capacitação de seus colaboradores.

Isso acontece, por exemplo, devido à diminuição nas taxas de turnover, que representa a rotatividade de funcionários da empresa – ou seja, quantos foram contratados versus quantos foram desligados. Logo, não há gastos com processos de contratação e demissão.

Além disso, quando o colaborador tem interesse em permanecer na empresa, há aumento na retenção de talentos, o que é benéfico para a manutenção dos processos da organização, e reflete na imagem que ela passa para todos os seus stakeholders, incluindo clientes.

Também, quando o funcionário sabe que a empresa investe nele, no seu crescimento, aumenta o sentimento de pertencimento e, consequentemente, o seu engajamento – o que resulta em um profissional que faz sempre o seu melhor.

Segundo a Pesquisa Panorama do T&D 2022 / 2023, da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, as empresas avaliam seus projetos de treinamento em cinco níveis principais: ROI (2%), Resultados (7%), Aplicabilidade (15%), Aprendizado (28%), Reação (68%).

Quais os benefícios de contratar treinamento EAD?

Você pode se perguntar: por que contratar uma empresa e treinamento EAD, ao invés de eu mesmo ministrar as capacitações para os meus colaboradores, presencialmente?

Um dos principais diferenciais da empresa especializada neste tipo de serviço é a expertise e curadoria de conteúdo, o que eleva a qualidade dos treinamentos oferecidos.

Além disso, quem contrata tem uma grande redução nos seus custos com capacitação: não será preciso dispensar os funcionários de suas tarefas diárias para que assistam ao treinamento, alugar um espaço que os comporte – caso você não o possua – nem direcionar parte do orçamento para transporte.

Isso porque, o treinamento EAD pode ser feito pelo colaborador a qualquer hora, em qualquer lugar, desde que ele tenha acesso a um dispositivo conectado à internet – como computador, tablet ou mesmo celular.

Primeiros passos: comece mapeando os gaps

Antes de iniciar a procura pela empresa que vai treinar e desenvolver seus colaboradores, é necessário que você mapeie os gaps de skills, o também chamado LNT ou DNT (Levantamento das Necessidades de Treinamento ou Diagnóstico de Necessidades de Treinamento). Ou seja, é preciso que se avalie e identifique quais habilidades precisam ser obtidas ou aprimoradas.

Você pode fazer isso aplicando avaliações de desempenho, que são uma forma do departamento de recursos humanos identificar os pontos fortes e fracos individuais e das equipes.

A partir da avaliação de desempenho, será possível saber no que os colaboradores precisam melhorar: hard ou soft skills. Entendendo essa necessidade, obtém-se um ponto de partida para a procura por empresas que possam ministrar os treinamentos.

Quais fatores devo considerar para contratar treinamento corporativo EAD?

Agora chegou o momento de falarmos sobre os pontos que você precisa considerar quando for contratar a empresa que vai ministrar o treinamento EAD para os seus colaboradores. São eles:

1 – Preço x valor agregado

O fator preço certamente é um dos que mais influenciam no momento da escolha. Afinal, todos querem economizar. Porém, é necessário levar em conta não apenas o valor monetário da capacitação, mas também o seu valor agregado.

Um treinamento bem executado pode levar os colaboradores a transformarem – para melhor – os resultados da empresa. Por isso, é necessário estar atento à experiência de aprendizado oferecida pela contratada.

2 – Currículo dos professores

Saber sobre a experiência acadêmica e profissional dos professores que vão treinar seus funcionários é outro ponto importante, já que quanto mais significativa for a bagagem, mais conhecimento eles terão a transmitir.

Além disso, o currículo vai permitir que você saiba se aquele profissional tem o que os seus colaboradores precisam no momento, trazendo assim mais confiança de que você contratou a empresa certa.

3 – Funcionalidades da plataforma

Plataformas de treinamento EAD precisam entregar muito mais do que apenas o conteúdo de um curso. Suas funcionalidades, design e usabilidade têm papel fundamental na hora de despertar o interesse do aluno por aprender.

Também, permitir que o gestor ou responsável pelo setor de T&D acompanhe o desempenho dos colaboradores nos cursos, se eles estão engajados nas atividades propostas é outro diferencial.

Saiba mais sobre o Solution for Business

O Solution for Business é uma solução em cursos para empresas. Com uma única assinatura, seu colaborador tem acesso a dezenas de cursos, com novos conteúdos sendo adicionados todos os meses – e vai aprender com grandes nomes das melhores universidades e do mercado.

São mais de 200 horas de conteúdo em sete áreas de conhecimento: gestão de dados, vendas, negócios, finanças, projetos, gestão de pessoas, marketing e educação. Em breve, também teremos cursos na área de TI (tecnologias da informação).

Além disso, contamos com um recurso de monitoramento, que permite ao gestor acompanhar a jornada, engajamento e evolução dos funcionários por meio dos nossos dashboards.

Converse com a nossa consultora e saiba mais. O contato pode ser feito pelo e-mail empresas@plataformasolution.com.br, whatsapp ou telefone, pelo número (19) 2660-312.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que levar em consideração no momento de contratar uma empresa de treinamento EAD? Então, compartilhe esse artigo!

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