A complexidade do nosso sistema de linguagem é o que nos faz capaz de vivermos em sociedade e desenvolvermos relações tão profundas. Tudo isso graças à comunicação interpessoal, o principal diferencial da capacidade de se expressar em uma conversa com outra pessoa ou em grupos.
Muitas pessoas podem pensar que a comunicação interpessoal depende de um contato presencial. Mas, em épocas de distanciamento social, descobrimos que muitas demandas podem ser resolvidas de forma digital e dependem mais da boa vontade e disponibilidade das partes.
Pessoas que se entendem melhor se relacionam de forma mais harmoniosa e, consequentemente, apresentam melhores resultados profissionais.
O que é comunicação interpessoal?
Transmitir, receber e interpretar mensagens verbais ou não-verbais. A comunicação interpessoal consiste em trocar informações de forma clara para estabelecer diálogos coerentes.
Por isso, uma boa comunicação interpessoal engloba o domínio não só da fala, da escrita e das expressões corporais, mas também da escuta, leitura e observação, a fim de aprender e realizar a interpretação correta – ou o mais próximo disso – do que os outros têm a dizer.
Ela vai além de apenas saber externalizar de forma autêntica e precisa, pois propõe a compreensão do contexto como um todo.
Como a comunicação interpessoal interfere no clima organizacional?
Agora que você já sabe um pouco sobre comunicação interpessoal, vamos falar sobre clima organizacional, que é, basicamente, a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa em que trabalham.
Assim, é difícil dissociar a comunicação interpessoal do desenvolvimento de um clima organizacional positivo. No caso dos líderes e gestores, por exemplo, as habilidades com comunicação são parte das funções profissionais do dia a dia.
Entre as equipes, é possível que times como o de RH apresentem maior facilidade com a comunicação interpessoal, já que lidam diretamente com pessoas e seu trabalho depende muito mais da linguagem do que os programadores, que tendem a ter atividades mais individuais.
Claro que nada disso é regra. Especialmente se considerarmos que, em algum nível, todos os profissionais, independentemente de área de atuação, usam a comunicação interpessoal e podem usufruir dos benefícios de uma aplicação eficaz.
Cuidado com os mal-entendidos
Não é segredo para ninguém que quando a comunicação é feita de forma cordial e humanizada, sem perder a objetividade, as chances de sucesso aumentam. Porém, sempre existem mal-entendidos pelo caminho.
Um exemplo de comunicação interpessoal que pode ser mal interpretada ocorre nas interações verbais que não são feitas presencialmente, como no caso de trocas de e-mails e mensagens em chats. E isso pode acontecer justamente pela falta de informações não-verbais, como linguagem corporal, gestos e tom de voz.
Todos esses elementos da linguagem não-verbal facilitam o entendimento e faz com que as mensagens escritas precisem de ainda mais atenção para não causar desconforto ou até comprometer o clima organizacional.
3 dicas para melhorar a comunicação interpessoal
A comunicação interpessoal é uma habilidade muito importante para todo mundo, certo? Mas ela não é inerente a todas as pessoas. Isso quer dizer que alguns podem ter mais facilidade com a linguagem, enquanto outros precisam desenvolver essa capacidade.
Alguns pontos de natureza emocional, como timidez e insegurança, podem influenciar negativamente sobre essa habilidade. O medo do julgamento pode fazer muita gente deixar de falar o que pensa e, consequentemente, não estabelecer muitas relações. E tudo isso ainda pode ser interpretado como soberba ou antipatia. Por isso, desenvolver a autoconfiança é uma dica importante.
Mas se engana quem pensa que os extrovertidos estão livres das dificuldades de uma boa comunicação interpessoal. Confira algumas dicas para melhorar as habilidades de observar, escutar e falar.
- Percepção: a linguagem corporal e o tom de voz são responsáveis por quase 100% do nosso entendimento em uma conversa. Assim, interpretar somente as palavras não é suficiente. É preciso prestar atenção nas reações para completar a transmissão de uma mensagem.
- Empatia: a capacidade de escuta real está muito ligada ao sentimento de empatia. Isso significa ouvir sem julgamentos, interrupções ou respostas mentais. E a ausência disso prejudica a qualidade das relações e das informações que são transmitidas.
- Eloquência: mesmo representando a menor parte em uma conversa, falar bem é determinante para a comunicação interpessoal. Para desenvolver essa habilidade é preciso trabalhar a clareza na fala e na escrita, assim como a ampliação do vocabulário, estudos de oratória, retórica e argumentação.
Como está sua comunicação interpessoal? Tem outras dicas de como melhorar? Compartilhe com a gente!
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