Crescimento profissional

Conheça os benefícios exclusivos de desenvolver suas soft skills com a Plataforma Solution

Listamos as soft skills mais procuradas e o caminho das pedras para você desenvolvê-las – vem!

Postado em 2 de setembro de 2022

5 minutos de leitura

Nathalia Aparecida Salvador

Conheça os benefícios exclusivos de desenvolver suas soft skills com a Plataforma Solution
Conheça os benefícios exclusivos de desenvolver suas soft skills com a Plataforma Solution

As pesquisas têm nos mostrado o quanto é importante falarmos sobre upskilling e reskilling, ou seja, o aprimoramento de habilidades e a aquisição de novas.

Num cenário que demanda profissionais cada dia mais capazes, a necessidade de se investir em treinamento fala muito alto nas empresas de todos os portes.

No texto de hoje, nosso olhar se volta para um recorte específico, mas amplo ao mesmo tempo: as soft skills.

Em 2021, uma pesquisa realizada com 264 RHs de empresas brasileiras apontou que 93% deles acreditam que as soft skills são tão importantes quanto a formação técnica.

E um relatório do LinkedIn de 2019 já apontava um dado interessante: 89% dos recrutadores afirmam que, quando uma contratação não dá certo, os motivos geralmente estão relacionados à falta de alguma soft skill.

Então, isso quer dizer que é o fim dos nossos diplomas?!

Não, os diplomas continuam valendo para o mercado, pois o conhecimento técnico ainda é essencial. O que acontece é que ele sozinho não é mais o suficiente. Para lidar com os desafios do dia a dia, é preciso estar atendo às habilidades socioemocionais.

Mas, afinal, o que são elas?

Os termos soft skills e hard skills surgiram no treinamento das Forças Armadas dos Estados Unidos, nos anos 70.

Enquanto as hard skills correspondem às capacidades técnicas do indivíduo, as soft skills são as habilidades referentes ao comportamento e às emoções humanas, a como lidamos com as dificuldades e nos relacionamos com as pessoas.

As soft skills são um pouco mais difíceis de serem mensuradas, por serem subjetivas. Contudo, é possível desenvolvê-las ou aprimorá-las por meio de cursos e treinamentos específicos.

Você pode se interessar por nosso artigo Upskilling e Reskilling: o que são e suas diferenças.

As 2 soft skills que todo profissional precisa ter

As duas soft skills essenciais

Cada posto, certamente, exige habilidades diferentes. Mas, a comunicação e a colaboração são skills normalmente esperadas de todos os funcionários.

Isso porque saber falar não significa necessariamente que você saiba se comunicar, pois se comunicar envolve ser compreendido e saber escutar.

Já colaborar é ser capaz de compartilhar ideias e ajudar o outro a alcançar seus objetivos, o que contribui muito para o fortalecimento da equipe como um todo.

Você deve estar se perguntando se elas são as únicas soft skills que se mostram relevantes no ambiente de trabalho e como desenvolvê-las.

Agora chegamos ao ponto principal deste artigo. Conheça a seguir as habilidades socioemocionais mais demandadas pelos recrutadores, e como você trilha essa jornada aqui na Plataforma Solution.

As soft skills mais demandadas pelos recrutadores

Por mais que as soft skills possam variar de acordo com o cargo, podemos citar algumas das que são procuradas em todos os profissionais. Confira abaixo:

1 – Liderança: é ser capaz de motivar seu time, demandar resultados sem intimidar a equipe e gerir pessoas. A liderança não deve existir apenas no gestor, mas em todos, pois tem a ver com estimular o próximo a fazer o seu melhor.

2 – Empatia: diz respeito a se colocar no lugar do outro, compreendendo seus desafios e a mensagem que ele busca passar. É uma soft skill que contribui para a harmonia no local de trabalho e que diminui a chance de conflitos.

3 – Criatividade: ser um profissional criativo é ter a capacidade de enxergar além dos problemas, encontrando as melhores formas de resolvê-los. Foi uma das habilidades mais importantes durante a pandemia, pois com ela foi possível que empresas e profissionais sobrevivessem apesar dos empecilhos, já que foram capazes de gerar inovação.

4 – Ética: é a habilidade de trabalhar com comprometimento e seguindo as regras da empresa. Também, para ser um profissional ético, é preciso praticar o respeito ao próximo.

5 – Flexibilidade: significa saber se adaptar aos diferentes contextos que tomam lugar ao seu redor, mantendo-se profissional e produtivo. Com o cenário atual, ser flexível também faz com que seja mais fácil para o trabalhador mudar de função, já que vivemos tempos de mudanças, nos quais novas profissões surgem e outras se tornam obsoletas.

6 – Positividade: colaboradores positivos são aqueles que enxergam oportunidades nos desafios e contribuem para a leveza do ambiente de trabalho. Além disso, ajudam a manter a equipe motivada e com a moral elevada.

Se você se gostou de aprender quais são as soft skills mais procuradas pelos recrutadores, não deixe de conferir nosso artigo com as 5 habilidades essenciais para os profissionais no pós-pandemia.

Saiba o que só a Plataforma Solution ofecere para aprimorar as suas soft skills

Saiba o que só a Plataforma Solution ofecere para aprimorar as suas soft skills

Por mais que as soft skills tenham grande relação com a personalidade de cada pessoa e forma como ela se comporta perante o mundo, algo que é formado ao longo da vida, elas são possíveis de serem aprimoradas e desenvolvidas.

Para isso, procure por cursos e treinamentos que vão te auxiliar nesse caminho, preparados por professores especialistas, competentes e com experiência relevante de mercado, como os que você encontra na Plataforma Solution.

Aqui, é possível desenvolver suas habilidades com excelência em nove áreas do conhecimento. São elas: Agronegócio, Dados, Educação, Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing, Negócios, Projetos e Vendas.

Na Plataforma Solution, trabalhamos com temas atuais e necessários para o mercado de trabalho, ou seja, com conhecimento aplicável ministrado por professores referência.

Além disso, alguns dos diferenciais da plataforma incluem preços que cabem no bolso, relacionamento humanizado, e a possibilidade de estudar no seu tempo e de acordo com a sua rotina.

Quando falamos em soft skills, um dos destaques é o curso Liderança e Líder Coach, que aborda a importância do papel de um líder na formação e desenvolvimento de equipes de alta performance, e que traz exemplos práticos que te levarão a refletir sobre seus comportamentos e o que precisa melhorar para se tornar um líder efetivo.

Para aprimorar suas habilidades de comunicação, conheça o curso Comunicação não-violenta, onde a professora Tatiana Vial ensina técnicas para uma comunicação assertiva, objetiva e empática, com escuta ativa e que extrai o melhor dos conflitos, prevenindo que eles se transformem em confrontos.

Outro treinamento que vale conhecer é o Comportamento Organizacional. Ao longo das aulas, você vai compreender de que forma o seu comportamento impacta seus resultados e as relações interpessoais, aprimorar o comportamento de alta performance, conhecer as principais competências exigidas dos profissionais na atualidade e como desenvolvê-las.

Outro grande diferencial da Plataforma Solution que merece destaque é o nosso programa de Mentoria.

Você pode contar com nosso time de mentores para te ajudar a entender o que é exigido do profissional nas mais diversas áreas, e a desenvolver seus talentos para a conquista do cargo desejado. São dois encontros individuais com o mentor escolhido, nos quais o foco são as suas dores e objetivos profissionais.

Afinal, quem é o profissional fora da curva?

As soft skills são importantes pois dizem respeito a como você vai lidar com os desafios do dia a dia, além da forma como vai se relacionar com seus colegas de trabalho – e tudo isso é necessário para ser um profissional fora da curva.

Como já citamos, essas habilidades têm sido cada vez mais valorizadas pelas empresas, que buscam profissionais com inteligência emocional e que contribuam para o bom clima organizacional.

Um motivo de ser importante estar em sintonia com a organização é que as soft skills também podem ser desenvolvidas por meio da influência – se um profissional for negativo, isso será refletido nos demais colaboradores.

Por fim, entenda que somos seres mutáveis, capazes de melhora em nossas personalidades e formas de lidar com o mundo e as pessoas. Portanto, é possível se tornar um profissional mais empático, criativo, ético, flexível, positivo e com a capacidade de motivar pessoas.

Conte conosco neste processo. Estamos ao seu lado a caminho da sua transformação como profissional!

Não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas se sintam encorajadas a aprimorarem e desenvolverem suas soft skills.

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp