00h 00m 00s

🔥De R$ 89,90 por R$ 29,90!

Logo Plataforma Solution
Gestão

Dica: saiba usar a comunicação para o seu desenvolvimento pessoal

  • Autor:Caroline Giantomaso

  • Publicado em 17 Dez 2020

  • 5 minutos de leitura

A comunicação sempre fez parte da natureza humana. Falar, escrever, dançar, desenhar, pintar, gesticular, cantar… tudo isso é comunicação. Com as ferramentas certas, você pode transformá-la em uma poderosa forma de desenvolvimento pessoal!

Se comunicar é, resumidamente, ter um emissor e um receptor de uma mensagem. Utilizando o exemplo básico de uma conversa: alguém diz, outro alguém ouve, depois os papéis são trocados. É claro, existem variações com mais emissores e receptores.

Uma comunicação eficaz é importante em todos os aspectos. Pessoal e profissionalmente, é preciso saber fazer conexões efetivas e passar informações de forma clara. Isso quer dizer entender e ser compreendido.

Obviamente, a comunicação é uma “via de mão dupla”. Todo mundo que desenvolve a capacidade de se comunicar efetivamente também deve saber interpretar a mensagem que foi passada pelo emissor.

Por isso, separamos algumas das melhores dicas para potencializar o seu desenvolvimento pessoal por meio de uma boa comunicação. Confira!

Apresentação de respeito

A primeira impressão é a que fica. O ditado popular não erra quando diz isso. De fato, as pessoas podem guardar por muito tempo aquilo que repararam em você pela primeira vez. Então, saber se apresentar é essencial em todos os aspectos.

Para além de dizer seu nome, idade e o que você faz, a apresentação pessoal tem que ser a melhor para cada tipo de público. 

Por exemplo: em uma reunião profissional você não começa falando sobre seu animal de estimação, seu relacionamento ou seu signo. Por outro lado, não deve falar também sobre aspectos técnicos do seu trabalho em uma festa de aniversário ou encontros em bares.

É preciso saber dosar o que vai ser dito sobre você, porque as pessoas vão lembrar disso por muito tempo. 

Saiba criar conexões com outras pessoas com o nosso curso de Mindfulness. 

Uma mensagem importante

Outra habilidade que faz parte da comunicação é saber quais meios utilizar. Existem mensagens que precisam ser faladas pessoalmente e outras em que a tecnologia pode entrar como ponte. 

Mas em um contexto cheio de plataformas de comunicação, parece cada vez mais difícil administrar conversas e manter contato com as pessoas.

Embora essas ferramentas sejam, de fato, eficazes em algumas situações, talvez essa não seja a melhor forma de trabalhar a comunicação e se desenvolver nesse sentido. 

É preciso saber se comunicar de todas as formas e entender quais meios usar em cada contexto. Em alguns casos, a interferência da tecnologia pode afetar o entendimento da mensagem, por isso, bom senso e cuidado com as palavras é o mais ideal.

Arte que comunica

Comunicar não é só falar. Fazer arte também é emitir uma informação. A dica aqui é: caso você tenha dificuldades para falar em público, conhecer pessoas ou passar e entender mensagens de forma geral, busque algum tipo de arte. 

No geral, as pessoas que investem nisso conseguem diminuir o bloqueio relacionado à timidez. Mas se você quer algumas dicas a mais, confira nosso webinar sobre oratória e anote as dicas da professora Tatiana Vial sobre como falar em público.

Teatro, dança, artes plásticas, música… existem várias formas de se expressar e trabalhar a comunicação de outra maneira, além da tradicional. Escolha uma mesmo que você não tenha problemas com isso. O que já é bom sempre pode melhorar.

Outros benefícios relacionados à arte são: desenvolvimento pessoal, da criatividade, conhecimento corporal, trabalho da mente e – caso você trabalhe dentro de um escritório todos os dias – relaxamento e mudança do ambiente “quadrado” que está habituado.

Na prática

Você já entendeu a importância de se comunicar e viu algumas formas de desenvolver essa habilidade. Chegou a hora de pegar algumas dicas práticas que podem ser aplicadas de forma mais imediata ao seu dia a dia e que vão facilitar as suas relações pessoais e profissionais. 

  • Pense duas vezes: isso pode evitar passar a mensagem errada para a pessoa errada
  • Melhore sua dicção: as pessoas vão compreender melhor se você falar de forma clara
  • Ouça: e faça isso principalmente antes de falar; deixe que as pessoas se expressem para depois dar sua opinião, e algumas vezes não dizer nada é até melhor
  • Perceba seu corpo: a linguagem corporal é importantíssima no processo de comunicação e diz muita coisa
  • Leia, assista e observe seu ambiente: e faça uma análise da comunicação nos livros, filmes, séries e na vida real; o exemplo visto pode ajudar

Resumidamente, desenvolva essa habilidade porque ela vai ser muito importante em todos os aspectos da vida. Existem milhares de maneiras de fazer isso, mas o importante é que você faça.

O que você achou? Tem alguma dica para se comunicar melhor? Comente!

Leia também Como usar a empatia para liderar melhor.

Recomendados

Explorar conteúdos

+300h de Aulas

Aprenda com
Cursos que Resolvem

Uma plataforma com curadoria impecável para a sua carreira, conteúdo aplicável e aprendizagem leve