Mudar de profissão pode ser uma decisão difícil – para muitos, envolve abandonar uma posição estável e dar início à busca por uma nova colocação no mercado de trabalho. Mas é possível que haja oportunidade para isso dentro da própria empresa na qual você trabalha!
Esse é o caso Fernanda Eloy, que atualmente trabalha como agente de publicidade no Pecege, empresa responsável pelo MBA USP/Esalq e diversas outras iniciativas.
Isso porque Fernanda passou pelo processo de reskilling.
Se você acompanha nosso blog, já deve saber o que esse termo significa – afinal, publicamos um artigo exclusivo para este assunto. Mas, caso tenha caído de paraquedas no texto de hoje, vamos fazer uma breve recapitulação.
Reskilling é o ato de se requalificar, buscar conhecimento teórico e prático para dar início a uma nova carreira em uma área diferente da qual estava inserido inicialmente.
A iniciativa pela mudança pode partir da organização – que enxergou no colaborador o potencial para um determinado cargo – ou mesmo do funcionário que deseja mudar de profissão e viu uma oportunidade surgir no anúncio de vagas internas, por exemplo.
Quer saber como o reskilling aconteceu para a Fernanda? Então, continue a leitura!
O pontapé inicial
Fernanda tem uma formação diversificada, tendo cursado Design de Interiores e Gestão de Recursos Humanos antes de iniciar sua jornada na área de relacionamento do Pecege.
“Entrei no Pecege para trabalhar no relacionamento, na frente leads. Eu era responsável pelo curso de Gestão Escolar, ajudava na inscrição, tirava dúvidas sobre o curso, auxiliava com o pagamento, cobrava caso fosse necessário, enfim, dava todo o suporte até o início do curso”, conta.
Com o novo emprego, veio a oportunidade de cursar o MBA em Marketing, por meio da bolsa e incentivo oferecidos pelo Pecege aos colaboradores. Inicialmente, Fernanda não tinha interesse em mudar de setor, mas com o tempo começou a se interessar mais e mais pela área.
“O que me motivou foi o novo. Eu amo aprender coisas novas e ter uma profissão totalmente diferente do que eu estava acostumada foi um fator estimulante”, diz a profissional, que vai concluir sua pós-graduação em fevereiro de 2023.
A mudança
Por mais que já estivesse cursando o MBA em Marketing, a iniciativa para que a colaboradora assumisse uma nova função em outra área partiu da empresa na qual ela trabalha.
“Fui indicada e o RH me chamou para ver se eu tinha interesse. No início eu fiquei um pouco relutante, pois eu gostava muito de trabalhar no relacionamento. Mas quando fiz a entrevista com a nova gestora fiquei muito animada com a oportunidade”, relata.
Fernanda Eloy se sente motivada pelo novo diariamente, no Marketing do Pecege.
A transição de Fernanda da área de relacionamento para a de marketing ainda está acontecendo. Por ser um campo totalmente diferente dos quais já tinha trabalhado, o apoio e suporte da liderança têm sido essenciais para que este seja um processo tranquilo.
“A empresa está me dando todo o suporte. Como tudo é novo para mim, estou fazendo muitos cursos de tráfego pago, com o incentivo da empresa para que eu me desenvolva”, aponta Fernanda.
Superando desafios
Todos enfrentamos desafios ao longo de uma jornada – principalmente em seu início, quando estamos cercados de novidades.
Na mudança de carreira não é diferente. “Os maiores desafios são estimular a criatividade diariamente e o medo de falhar. Me cobro bastante e às vezes sinto que eu mesma me faço pressão”, diz Fernanda.
Mas, os desafios também trazem a realização quando são superados. Afinal, se tornam conquistas.
Como agente de publicidade, Fernanda se sente feliz. “Estou amando perceber que, mesmo depois de tantos anos, ainda sou criativa, capaz de aprender o novo com facilidade e que, independentemente da idade, sempre há tempo para uma nova transição na carreira”, fala.
Você também almeja novos desafios, em uma nova área? Confira essas dicas
Se você também está em busca de novos desafios, buscar novos cursos pode ser o primeiro passo. E, se a empresa na qual você trabalha tem abertura para isso, não deixe de externar esses seus desejos aos seus gestores.
Separamos 5 dicas para ter mais sucesso nesse processo:
-
Analise sua situação atual, se o seu desejo está bem fundamentado, e quais motivos te levam a essa nova busca.
-
Tenha disponibilidade para estudar e aprender. O life long learning, ou seja, o aprendizado constante, já se tornou essencial para diversas profissões.
-
Acredite no seu potencial. Nem sempre o que vai importar é a sua idade e as experiências anteriores.
-
Amplie seu networking e seu horizontes. Se conecte com pessoas que atuam no campo no qual você pretende estar e fique por dentro das últimas tendências da área.
-
Você também vai gostar do curso Gestão de Carreira, com o qual ganhará novas lentes para observar sua própria carreira e gerenciá-la em direção a seus objetivos. A especialista Talita Cordeiro proporciona reflexões para a gestão individual da carreira e oferece ferramentas e exercícios de autoconhecimento e planejamento individual da carreira.
Se você gostou de conhecer um pouco sobre o processo de reskilling pelo qual Fernanda Eloy passou, compartilhe este artigo contando a sua opinião!