O objetivo central da maioria das empresas é gerar lucro para os acionistas. Matematicamente, a equação é fácil de ser resolvida: custos menores que as receitas. Para os economistas, entretanto, a equação não é tão simples assim, pois a questão envolve custo de oportunidade, valor do dinheiro no tempo e custo do capital.
Muito embora a saúde financeira de uma empresa esteja pautada em sua capacidade de reter clientes e evitar a evasão, uma coisa é fato: a inovação é uma alternativa para otimizar o lucro dentro das organizações, seja melhorando processos ou mesmo encontrando nicho de mercado para aumentar as receitas.
Ainda no âmbito econômico financeiro, a gestão orçamentária e análise de retorno do investimento (ROI), seja eles em quaisquer áreas, tornam-se importantes competência técnica para que gestores e demais colaboradores tomem decisões assertivas pautadas em fatos e dados. Na área de treinamento e desenvolvimento (T&D), conhecer qual o propósito dos treinamentos, alinhar os mesmos com o time que está sendo treinado e mapear os indicadores que podem ser influenciados é fundamental para construir uma métrica de mensuração do retorno deste investimento.
Para se atingir os lucros desejados, as empresas devem construir e manter uma equipe harmônica e qualificada. Começar com o mapeamento e corrigir quais são os gaps de competências comportamentais por área da organização é uma forma interessante para motivar os funcionários e aumentar a produtividade dos mesmos. Dentro deste campo comportamental, treinamentos voltados para a primeira gestão e inteligência emocional podem capacitar os futuros gestores com um embasamento sólido para o sucesso dentro da organização.
Outra área de conhecimento é no campo tecnológico. Inteligência artificial e automação, além de melhorarem alguns processos, geram dados que por meio do Big Data são importantes fontes de informação que, quando interpretadas, podem levar as organizações a entenderem melhor a performance de seus colaboradores, resultados das áreas ou mesmo ajudar a prever alternativas melhores para a redução no custo de produção de seus produtos ou serviços.
Com todas as transformações no mercado de consumo, as questões de atendimento, experiência do cliente e omnichannel são cruciais para aquelas empresas que lidam diretamente com o consumidor final. Considerando a sociedade atual, equidade de gênero e compliance são outros dois assuntos que devem ser constantemente trabalhados nas organizações, seja via campanhas de conscientização ou treinamentos periódicos. Sem o respeito e direito em igualdade, a empresa já perde de 5% a 10% de sua potencial capacidade intelectual ou, ainda, pode perder milhões com o descumprimento das conformidades ética.
Por último, e fazendo uma relação com o início desse texto, a parte de finanças não deve ser um assunto restrito aos setores da empresa diretamente relacionados a esta questão. É importante todos os profissionais terem conhecimentos que os possibilitem analisar e tomar decisões cada vez melhores visando o resultado de suas ações.
Nesse novo ano, são grandes os desafios para mantermos os negócios em crescimento. Vivemos uma nova realidade do imediatismo e do rompimento de barreiras. Assim, conhecer e discutir temas que estão em evidência nos principais eventos de T&D pode auxiliar no sucesso em 2019.
Glauber dos Santos é formado pela Esalq/USP e possui experiência no desenvolvimento e treinamento técnico em diferentes cadeias produtivas do agronegócio, além de atuar com gestão de projetos de viabilidade econômica.
O Educação Corporativa do Pecege oferece treinamentos personalizados e ideais para cada empresa, levando em conta a necessidade da organização.
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