Mudança de Carreira

Upskilling e Reskilling: o que são e suas diferenças

Conheça os conceitos que têm levado empresas e profissionais a investirem cada vez mais em capacitação e desenvolvimento

Postado em 1 de setembro de 2022

4 minutos de leitura

Nathalia Aparecida Salvador

Upskilling e Reskilling: o que são e suas diferenças
Upskilling e Reskilling: o que são e suas diferenças

Conceitos relativamente novos, mas que têm conquistado espaço e se mostrado essenciais para o futuro, upskilling e reskilling são fundamentais para o profissional que deseja se manter relevante.

Antigamente, a formação universitária era suficiente para se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Hoje em dia, entretanto, o mercado pede muito mais do que apenas um diploma. Isso porque o cenário atual de constante mudança e avanços demanda mais das organizações.

Logo, é necessário que o trabalhador não tenha um conhecimento estático, limitado à educação formal. É preciso estar disposto a se aprimorar.

Essa é a principal forma de sobrevivência dentro de um mercado que muda a todo instante, e necessária não apenas para a manutenção do emprego, mas também para o crescimento do colaborador dentro da organização.

Gostaríamos de citar, também, uma pesquisa do LinkedIn (Relatório de aprendizagem no local de trabalho 2022) que mostrou o quanto a área de T&D - Treinamento e Desenvolvimento - ficou em evidência durante a reestruturação acelerada pela pandemia.

De acordo com a pesquisa, essa área vai continuar a influenciar a forma como as empresas se adaptam às mudanças e reinventam o futuro.

O que apenas ilustra o quão importante se tornou investir em upskilling e reskilling, capacitando os profissionais a atender às demandas que surgiram nos últimos anos.

Acesse também:

. Como aplicar o upskilling e reskilling na sua empresa

. Mudança de carreira na mesma empresa

. O passo a passo para desenvolver as soft skills mais demandadas atualmente

O que é upskilling?

Para que um funcionário possa crescer dentro da empresa na qual trabalha, alcançando cargos de maior responsabilidade, é necessário que ele esteja disposto a aprimorar seus conhecimentos e habilidades técnicas constantemente. Essa busca pelo saber dentro da sua área de atuação recebe o nome de upskilling.

Quando adotada, essa atitude contribui bastante para um melhor desempenho do profissional e para a sua motivação. Isso porque ele saberá lidar com os avanços e ferramentas que surgirem no seu campo de atuação, conquistando destaque e bons resultados.

E enquanto os colaboradores recebem a oportunidade de crescimento, as organizações ganham engajamento e se tornam mais competitivas.

O que é reskilling?

Reskilling diz respeito a aprender novas habilidades, até uma nova profissão, para suprir a demanda da organização por esse tipo de saber. É requalificar-se e estar apto para novas funções nas quais até então poderia não ter conhecimentos.

Estar disposto a transitar por áreas diferentes é benéfico para o trabalhador, já que essa pode ser a chave para se manter relevante no mercado de trabalho - porque enquanto novas profissões surgem, outras se tornam obsoletas.

Provavelmente, você conhece ou já ouviu falar de empresas que anunciam as vagas para os colaboradores antes de divulgá-las publicamente. Essa é uma atitude que contribui para a satisfação do funcionário com a organização, já que significa que ela apoia aqueles que desejam crescer ou mudar de profissão.

Além disso, de acordo com uma outra pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2021 (Workplace Learning Report), os funcionários de empresas que possibilitam a mobilidade interna permanecem nela pelo dobro do tempo.

Principais diferenças entre upskilling e reskilling

Apesar de representarem a busca por conhecimento, os conceitos de upskilling e reskilling possuem suas diferenças.

Enquanto o upskilling é uma formação vertical, que está voltada ao aprimoramento para dar continuidade à carreira em uma determinada área, capacitando-se e evoluindo dentro da empresa, o reskilling significa dar início a uma nova jornada profissional – seja mudando de cargo ou de emprego, ou seja, uma formação horizontal.

Ambos os conceitos são necessários porque vivemos a 4ª Revolução Industrial, o que faz com que seja preciso mão de obra qualificada para lidar com todas as mudanças trazidas por esse cenário.

E o profissional, ou mesmo o empreendedor, que está disposto a adquirir esse novo saber, que compreende a necessidade de se aprimorar e adaptar, certamente será capaz de evoluir junto com o mercado e ser mais valorizado.

Benefícios do upskilling e reskilling

Benefícios de adotar o upskilling e reskilling

Ao praticar o upskilling, o trabalhador se torna mais atrativo para a empresa na qual exerce sua função, já que elevará a excelência de seu trabalho. Também aumentará suas chances de promoção, porque estará apto a subir na hierarquia.

Enquanto isso, o profissional que acolhe a mudança trazida pelo reskilling tem grandes chances no mercado de trabalho, pois ao possuir conhecimentos diversos poderá atender à demanda de diferentes tipos de empresas.

Upskilling e reskilling também têm muito a ver com Lifelong learning, que significa estar em uma permanente busca por conhecimento, que pode ser adquirido de diversas formas  – o que traz benefícios não apenas para a carreira, mas também para a vida pessoal.

Porque estar sempre aprendendo permite que você conheça pessoas novas e compartilhe experiências, promovendo o seu desenvolvimento humano e profissional – além de estimular o cérebro e trazer satisfação pessoal ao se dominar um assunto.

Agora que você já sabe o que são upskilling e reskilling, chegou a hora de colocar esses conceitos em prática e transformar a sua carreira. Lembre-se: o melhor momento para começar foi há dois anos. O segundo melhor é agora.

E se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam os termos upskilling e reskilling, e entendam a sua importância nos dias de hoje.

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp