Crescimento profissional

10 dicas imprescindíveis para uma carreira de sucesso em 2023

Saiba quais atitudes precisam fazer parte da sua rotina para ser um profissional bem-sucedido e confira se você já as pratica

Postado em 30 de novembro de 2022

4 minutos de leitura

Nathalia Aparecida Salvador

10 dicas imprescindíveis para uma carreira de sucesso em 2023
10 dicas imprescindíveis para uma carreira de sucesso em 2023

Você já deve ter ouvido que, com esforço e dedicação, tudo é possível – inclusive alcançar o sucesso na carreira, mesmo com a alta competividade entre os profissionais e a crise enfrentada nos últimos anos.

Então, para te ajudar nesse caminho, no artigo de hoje vamos te dar 10 dicas para uma jornada profissional bem-sucedida.

Vamos conferir? Quais delas já fazem parte da sua rotina, e quais precisam ser incorporadas?

Você também poderá gostar de:

1 - Tenha metas

Ter metas é essencial para uma carreira de sucesso, pois elas mostram aos recrutadores, ou mesmo líderes, que você tem o desejo de crescer profissionalmente e que vai trabalhar para isso.

Também, as metas contribuem para a motivação, já que vão te ajudar a se lembrar dos motivos do seu esforço e do que vai conquistar ao atingi-las – e não se esqueça de ter novas metas quando isso acontecer.

2 – Planeje

Planejar está diretamente relacionado a ter metas – afinal, é com esse planejamento que você vai chegar até elas.

Além disso, possuir um plano nos proporciona mais segurança, já que você saberá quais passos precisa dar e como lidar com imprevistos e dificuldades que possam surgir ao longo do percurso.

3 – Faça networking

Este com certeza é um dos pontos mais importantes relacionado ao sucesso na carreira: fazer networking. Isso inclui tanto o ambiente corporativo quanto acadêmico.

Ter uma rede de contatos, colegas de profissão – e de outras áreas – permite que você aprenda sempre ao trocar experiências, e também seja lembrado quando uma oportunidade de trabalho surgir – por isso, se conecte com pessoas de diferentes cargos, e não apenas na sua área de atuação.

Ressaltamos a importância de não apenas adicionar as pessoas no LinkedIn, ou trocar cartões durante um evento. É preciso demonstrar interesse pelas atividades que o outro exerce, realmente construir um relacionamento.

4 – Aprenda a se comunicar

A boa comunicação é essencial no ambiente corporativo, onde você interage com diferentes pessoas diariamente. Então, é necessário que saiba expressar suas ideias e opiniões de maneira clara, além de praticar a escuta ativa.

Isso permite que você seja visto dentro da empresa como alguém que contribui para o debate – e que, consequentemente, será lembrado pelos colegas e superiores.

Caso seja tímido ou tenha dificuldades para se comunicar, invista nisso, treine, faça cursos. E não se esqueça, cada pessoa se comunica bem à sua maneira, você não precisa fazer igual a ninguém.

5 – Invista em conhecimento

Ser graduado e possuir especialização abre muitas portas no mercado de trabalho, já que você estará capacitado para trabalhar em uma área específica. Por isso, escolha o campo no qual deseja atuar e se aprofunde nele.

Faça cursos, leia, ouça podcasts. Mesmo após a conclusão do ensino formal, a busca por conhecimento deve continuar. Afinal, vivemos tempos de grandes avanços tecnológicos, que impactam diversos setores – e é necessário que saibamos lidar com eles.

6 – Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das soft skills mais importantes, pois permite que você entenda o que o motiva e desmotiva, seus gostos e desgosto, seus pontos fortes e fracos.

Dessa forma, você saberá o que precisa melhorar e o que precisa mudar no caminho para se tornar um profissional melhor, o que também vai te ajudar a lidar com situações de conflito e estresse.

7 – Seja proativo

Ser proativo é ter iniciativa, ajudando o próximo, assumindo responsabilidades e solucionando problemas sem que seja preciso uma “ordem” do gestor, demonstrando independência.

Por isso, um profissional proativo se destaca entre os demais, e a experiência de realizar permite que ele esteja sempre um passo à frente.

8 – Seja flexível

Um profissional flexível é aquele capaz de se adaptar a cenários diversificados dentro da empresa, trabalhando com equipes diversas e estando disposto a executar diferentes atividades dentro da organização, por exemplo. Além disso, ter flexibilidade colabora, e muito, ao gerenciar crises e imprevistos.

O colaborador flexível também é aberto a mudanças na forma de trabalhar – o que foi essencial nos últimos anos –, e busca obter conhecimento constantemente, não apenas na sua área de formação.

9 – Cuide da sua imagem

Passar uma boa imagem no ambiente de trabalho gera credibilidade. Por isso, esteja sempre atento a maneira como se comporta e ao seu linguajar, principalmente diante de conflitos.

Além disso, manter a higiene e utilizar roupas adequadas ao seu cargo e área de atuação são atitudes importantes. Cuide também da sua postura, tanto física quanto profissional. Lembre-se: o corpo fala.

10 – Faça pausas

Focar na carreira é importante, mas ter momentos de descanso é essencial para que você consiga fazer isso. Afinal, se estiver esgotado física e mentalmente não conseguirá se dedicar aos seus objetivos, ou mesmo ter clareza sobre eles.

Por isso, tente equilibrar sua vida profissional com a pessoal, tendo espaço para uma boa noite de sono e incluindo em sua rotina momentos de lazer – eles são fundamentais para você se manter saudável, feliz e motivado.

Estamos ao seu lado

Ter uma carreira de sucesso é o principal objetivo de muitas pessoas, mas alcançá-lo nem sempre é uma tarefa fácil.

Isso porque há grande concorrência dentro e fora das empresas pelas melhores vagas - e nem sempre se encontram profissionais com o conhecimento necessário para preenchê-las.

Por isso é tão importante que você invista em capacitação – e nós podemos te ajudar nisso!

A partir de dezembro, a Plataforma Solution vai te conectar aos especialistas das melhores universidades do país e de fora, todos grandes nomes do mercado.

Nosso objetivo é solucionar as necessidades da sua carreira e, para isso, reunimos conteúdo de excelência e certificações fortes, que vão te acompanhar em todas as fases da sua vida profissional e acadêmica.

Você vai encontrar por aqui todos os serviços educacionais do Instituto Pecege. São eles: Faculdade Pecege, Cursos Essential (atualização e difusão USP), MBA USP/Esalq, Poli USP Pró, e certificações internacionais; além de todos os cursos Solution online em 9 áreas que você já conhece.

Então, fique atento à Plataforma Solution! Estamos ao seu lado, a caminho da transformação.

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp