Converter o visitante da sua página em cliente pode não ser uma tarefa fácil e exige alguns esforços de marketing digital. Por isso, hoje vamos te ajudar nessa jornada trazendo 3 dicas de Copywriting que você precisa considerar ao montar sua página na internet.
Elas foram dadas pelo professor Rafael Terra, responsável por diversos cursos da área de marketing disponíveis na Plataforma Solution – inclusive o curso dedicado a Copywriting. Essas dicas representam só uma pequena parte de todo o conteúdo ensinado pelo professor ao longo do curso, que é um treinamento prático e completo. Com o copy bem aplicado, o seu público estará um passo mais perto de adquirir o seu produto ou serviço.
Afinal, toda marca pretende vender mais, não é mesmo? E, para isso, é importante saber usar os textos da sua página de maneira que eles captem a atenção do leitor e o levem a executar a ação que você deseja. Use textos que vendem – isso fará toda a diferença.
Quer saber mais? Então, continue a leitura!
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A sua promessa converte?
Nossas palavras e ações sempre voltam para nós – e isso também acontece no mundo digital. Ou seja, as pessoas adquirirem ou não o seu produto vai depender daquilo que você expõe para elas.
Então, o Copywriting é exatamente isso: o que vamos expor para aproximar o cliente da compra. E, quando você faz uma promessa fraca, as chances de as vendas serem fracas são maiores. Já quando as promessas são fortes, a tendência é que as vendas sejam fortes também.
Isso porque, em Copywriting, tudo é sobre uma promessa.
Mas, é claro, essa promessa deve estar alinhada à qualidade do seu produto ou serviço – e se não estiver, a probabilidade de que você tenha que lidar com uma crise é muito grande, já que gerou decepção no seu público.
O que fará com que a marca precise sempre de novos clientes, sendo que o que mantém um negócio no mercado a longo prazo é justamente a manutenção e a indicação – que só vai acontecer se você tiver clientes fiéis, conquistados pelo cumprimento de uma promessa forte.
E essa é justamente a base do Copywriting: fazer com que o leitor compre algo, quando esse algo sana uma dor ou um desejo. Então, a promessa vai reforçar que você tem a cura para essa dor ou aquilo que sana um determinado desejo.
Vale reforçar que o Copywriting precisa ter começo, meio e fim. Afinal, no digital, as pessoas não são, elas estão. Por exemplo, você se interessou por um produto em uma loja online, mas acabou vendo outras coisas e deixou para lá.
Logo, o copywriting também é a arte de lembrar as pessoas da compra e de dar motivos para elas a realizarem naquele momento.
3 dicas de Copy para a sua página persuadir e converter
Você já sabe o que é Copywriting, então, vamos partir para as principais dicas para a sua página, ou seja, o local onde a pessoa visualiza e adquire a sua oferta.
1 – Entenda e use a Fórmula PVPA
A Fórmula PVPA é uma das mais populares dentro da área de Copywriting. Isso porque ela é efetiva ao mostrar exatamente qual é a dor do leitor e como se pode resolvê-la.
Então, que tal utilizar a Fórmula PVPA na próxima vez que for estruturar a sua página? Veja abaixo como fazer isso:
. P – Problema: Mostre ao seu público qual problema dele você sabe resolver.
. V – Vantagens: Fale quais são as vantagens de resolver esse problema.
. P – Prova: Demonstre que você já resolve esse problema para outros clientes.
. A – Ação: Diga o que é preciso fazer para solucionar o problema.
A Fórmula PVPA também pode ser usada em textos de anúncios e e-mails marketing.
2 – Se atente aos fatores de escaneabilidade
A escaneabilidade no marketing estuda para onde olhamos e o que nos faz prestar mais atenção. Veja abaixo quais são os principais fatores de escaneabilidade de uma página:
– Utilize tópicos – em uma página de vendas, nunca se deve trabalhar com “textão”.
– Prefira parágrafos curtos, de no máximo duas linhas.
– Use palavras ou frases importantes em negrito ou caixa alta, ou seja, destacadas (onde está a cura da dor).
– “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Escolha imagens vendedoras, as mais impressionantes que você tiver – é o que vai fazer a pessoa dar o próximo passo e ver as outras fotos do seu produto. Não se esqueça de incluir “legendas” nelas – por exemplo, no caso de um empreendimento imobiliário, escrever que ele é feito por uma construtora com 50 anos de tradição.
– Iconografia: tudo que podemos traduzir em ícones torna mais fácil para o cliente entender o que é importante. Por exemplo, ao vermos um ícone de troféu, compreendemos que a marca recebeu um prêmio.
– Faça listas. Por exemplo, “5 vantagens que este curso lhe oferece”.
3 – Apresente benefícios e quebre objeções
Os benefícios do seu produto não devem aparecer logo no topo da página, mas é necessário que seja dado destaque a eles também. Imagine que a sua marca tem uma promessa, que é a grande dor que ela vai curar. Mas quais outras pequenas dores você cura? O que a pessoa ganha ao adquirir o seu produto ou serviço?
Os benefícios não devem ser “eu vou te ensinar”, e sim “você vai aprender, você vai dominar”. Por exemplo, ao fazer um curso de Copywriting, você vai dominar a arte de vender mais a partir de palavras, saberá quais são todos os gatilhos mentais e vai ter capacidade de escrever textos para e-mails vendedores.
Aqui entra o conceito de leitura escaneada. Não é bom fazer um texto longo sobre todos os seus benefícios. O melhor é transformá-los em ícones, ou listas. Essa é uma parte muito importante da sua página.
Já quebrar objeções é responder às dúvidas frequentes. Então, você vai olhar estrategicamente as objeções que aparecem dentro do seu público e criar perguntas e respostas, que podem ser feitas em forma de texto, ou mesmo de vídeo.
É essencial que essas perguntas e respostas sejam relacionadas às principais dúvidas do seu público, e não a algo que você acha que gera dúvidas – mesmo que sejam questionamentos que você recebeu recentemente.
Nesse momento, você precisa realmente fazer um levantamento daquilo que mais te perguntam, e colocar essa dúvida – junto da resposta – no topo das dúvidas frequentes.
Pense que, quando você vai até uma loja, há um vendedor para o qual você poderá fazer perguntas, discutir as suas objeções. No caso da página de vendas, não há esse vendedor, por isso a própria página deve ser a vendedora.
Não se esqueça, também, de possibilitar um botão para contato junto das objeções. Isso é necessário porque, mesmo com as perguntas frequentes, o seu público pode ter um questionamento específico que você não listou. “Continua com dúvidas? Fale com um consultor pelo Whatsapp”.
Estude as técnicas de Copywriting – vale a pena!
Essas três dicas de Copywriting que trouxemos no artigo de hoje representam apenas uma pequena parte do conteúdo abordado pelo professor Rafael Terra no curso Copywriting, que você encontra na Plataforma Solution.
Nele, você vai receber um treinamento completo e prático para entender e adquirir o poder da escrita persuasiva na web. Além disso, você também terá acesso a diversas estruturas de Copy, prontas para uso em todas as plataformas digitais.
O professor Rafael Terra é referência em marketing digital e tendências no universo das redes sociais no Brasil. Está no mercado digital há mais de 15 anos, realizando consultoria e gestão de projetos digitais para mais de 500 grandes marcas nacionais.
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