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Atualidades

3 dicas para diminuir o estresse no ambiente de trabalho

  • Autor:Nathalia Salvador

  • Publicado em 9 Nov 2021

  • 5 minutos de leitura

Segundo pesquisa realizada pela ISMA (Associação Internacional do Controle do Estresse), o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. Sabemos que muitas são as causas desse resultado – e entre elas está o trabalho.

Este é um tema que a cada dia tem se tornado mais relevante no cenário empresarial, e muitas organizações têm demonstrado grande interesse na qualidade de vida e bem-estar dos seus funcionários.

Isso porque estar em um ambiente de trabalho onde o controle do estresse é um fator importante para a empresa faz com que os trabalhadores se sintam mais acolhidos e importantes, o que aumenta a produtividade.

Vários fatores podem criar um ambiente de trabalho estressante, e podemos citar alguns deles, como: rivalidade entre os profissionais, cobranças excessivas, jornadas de trabalho muito longas, medo do desemprego, entre outros.

E, é claro, isso traz consequências para o trabalhador, tanto físicas – como gastrite, cansaço excessivo e dores no corpo – quanto psicológicas, gerando sintomas de irritabilidade, ansiedade e isolamento.

Confira nosso artigo sobre exaustão mental e como evitar o esgotamento melhorando a sua gestão de tempo!

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas sobre como diminuir o estresse no ambiente de trabalho, que você confere abaixo:

1 – Estimule a prática de exercícios físicos

Já é senso comum que o exercício é um grande aliado na luta contra a depressão e a ansiedade. É aquele velho ditado “coloque uma mente sã em um copo são”. Por isso, estimular a prática de exercícios físicos é o primeiro item em nossa lista.

Durante o expediente, ofereça aos profissionais a ginástica laboral, que é composta por exercícios de baixo impacto e curta duração. Ela inclui alongamentos, que fazem a diferença na rotina de quem passa 8 horas por dia sentado em frente ao computador.

Fora do ambiente de trabalho, a empresa pode fechar parcerias com academias, por exemplo. Oferecer aos funcionários um desconto na mensalidade pode ser o impulso que faltava para que passem a cuidar melhor de seus corpos.

2 – Meditar é importante

Um dos principais benefícios da meditação é o alívio do estresse, então não poderíamos deixar esse item de fora, né? Quando praticada constantemente, a meditação também contribui para a concentração e tomada de decisões.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de praticar o mindfulness (atenção plena) nas empresas, técnica de meditação que consome poucos minutos da rotina de trabalho, mas que traz grandes resultados.

Com ela o trabalhador aprende a estar no momento presente e a não se preocupar com o que está fora de seu controle, como acontecimento passados. A atividade também contribui para o autoconhecimento e estimula a mente.

Não deixe de conhecer nosso curso de Mindfulness: saúde e desempenho profissional.

3 – Horário de almoço é horário de almoço

Muitos profissionais, ao se verem atarefados, acabam utilizando o horário de almoço para trabalhar, chegando até a se alimentar na mesa diante do computador.

É importante que a empresa não permita que isso aconteça, pois o horário de almoço é a principal pausa do funcionário ao longo do dia de trabalho, momento no qual irá repor suas energias comendo, descansando e interagindo com os colegas.

Desfrutar do horário de almoço sem se preocupar com o trabalho ajudará a diminuir o nível de estresse dos trabalhadores, que estarão mais animados ao iniciarem a segunda parte do expediente.

Oferecer um ambiente de trabalho agradável, que preza pela saúde física e mental de seus trabalhadores, contribuirá para diminuir afastamentos médicos e demissões, além de gerar funcionários mais felizes e, consequentemente, mais dispostos a fazer o seu melhor dentro da empresa.

Então, não deixe de aproveitar as dicas que demos neste texto e comece a aplicá-las em sua empresa. Temos certeza de que elas vão trazer resultados positivos e diminuir o estresse no ambiente de trabalho!

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