Saber receber feedbacks – que podem ser entendidos como a resposta do outro a como você executa as suas tarefas diárias e se relaciona com os colegas, por exemplo – é algo essencial para o crescimento do profissional.
Isso porque o feedback permite que se saiba como uma mensagem foi recebida, o que se espera de você enquanto colaborador da empresa e em quais pontos precisa melhorar para atingir todo o seu potencial.
Porém, nem sempre é fácil ter seus pontos fracos ou erros expostos em uma conversa de feedback – afinal, não é sempre que eles são positivos.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre o Método RASA, uma importante estratégia que vai te ajudar a mudar a forma como recebe feedbacks.
Mas, antes de abordarmos esse tema, que tal entender um pouco mais sobre a importância do feedback para o desenvolvimento do profissional e das equipes? Para isso, basta continuar a leitura.
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A importância da cultura do feedback
O feedback é um importante instrumento que contribui para o desenvolvimento das equipes, pois é por meio dele que se demonstra em quais pontos os profissionais estão acertando e errando.
Vale ressaltar que o feedback não deve, ou não deveria, ser algo esporádico, e sim constante. Assim, ele passa a fazer parte da cultura do negócio e direciona estratégias, além de motivar os colaboradores a se aprimorarem, fortalecer as equipes e dar mais sentido ao trabalho. O feedback contínuo promove resultados ainda melhores do que os aplicados esporadicamente.
Ou seja, implementar a cultura do feedback na empresa melhora o clima organizacional, já que haverá maior comunicação entre líder e liderados, evitando falhas nos processos e mal-entendidos na comunicação. É uma maneira eficaz de criar um ambiente aberto ao diálogo.
Também, o feedback contribui não apenas para o crescimento profissional, mas também pessoal. Isso acontece porque ele melhora a nossa capacidade de comunicação, de ouvir críticas e encará-las como um estímulo para ser melhor.
Falando especificamente sobre o papel de receptor de feedbacks, o Método RASA vai mudar a forma como você os recebe. Confira abaixo.
Sobre a escuta e o Método RASA
A grande ferramenta para você ser um receptor aprendiz no momento do feedback – que é o comportamento esperado para que você receba a informação e consiga utilizá-la como um elemento para o seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, é a ESCUTA. Ela é o elemento da sua comunicação mais importante para que você seja um receptor aprendiz de feedback.
Para que você utilize a sua escuta da melhor forma, nós trazemos até você um método prático de escuta ativa e empática, não só para o momento do feedback, mas que certamente pode ser utilizado nessa e outras situações. É o Método RASA, uma sigla que vem da língua inglesa e significa Receber, Apreciar, Sintetizar e Ask (perguntar).
R – Receber
No momento em que você recebe o feedback, em primeiro lugar deve receber essa informação. Como fazer isso?
Você vai estar na frente de uma pessoa – ou na frente da tela de um computador, falando com uma pessoa -, com uma postura de abertura, fazendo contato visual, mostrando que está receptivo em relação àquele feedback, e que vai receber aquela informação adiando os seus julgamentos.
Dizemos “adiando julgamentos”, porque nós não conseguimos parar de julgar. O julgamento não é necessariamente um vilão, mas ele precisa ser deixado de lado em uma conversa de feedback.
Então você precisa fazer sempre o movimento de adiar esse julgamento – que significa não deixar que ele interfira na sua comunicação e na sua escuta. Então “R”, você recebe o feedback como ouvinte, adiando o seu julgamento e apreciando – “A” que é a próxima letra do método RASA.
A – Apreciar
Apreciar significa mostrar para o outro que está prestando atenção. Então você pode fazer um meneio de cabeça, sons com a voz (uhum, aaahhh, hum) mostrando para o outro que está prestando atenção no que ele está falando.
S – Sintetizar
“S” de sintetizar, parafrasear. No Método RASA, você não precisa, necessariamente, utilizar os quatro pontos. Mas o S, de sintetizar, se você decidir usar, é parafrasear, fazer um resumo do feedback que acabou de receber. Isso serve para você se organizar internamente.
Imagine que você ouviu um feedback muito agressivo, como “você está sendo irresponsável com o seu trabalho ultimamente”. Em vez de reagir prontamente, você pode agir repetindo o que essa pessoa falou.
Então você pode falar “Você está dizendo que eu estou sendo irresponsável com o meu trabalho ultimamente”, ou você pode responder já fazendo uma pergunta: “Você está dizendo que eu estou sendo irresponsável com o meu trabalho ultimamente?”
Parafrasear, aqui, é repetir o que o outro acabou de te dizer. Isso serve para você se organizar e mostrar ao outro o que ele disse. É possível que ele se corrija e fale: “Não, eu não quis dizer que você está sendo irresponsável. Eu quis dizer que você está sendo imaturo”.
A – Ask (Perguntar)
O último passo do método RASA, “A” de Ask, perguntar. As perguntas são poderosíssimas quando estamos na situação de receber um feedback. Quando recebemos um feedback, não temos a obrigação de aceitá-lo, mas temos a obrigação de compreendê-lo, de entender exatamente o que aquela pessoa disse de nós.
E são justamente as perguntas que vão nos ajudar nessa compreensão. Então, você pode parafrasear: “Quando você diz que eu estou sendo irresponsável com o meu trabalho, você está me pedindo para que eu chegue no horário marcado na próxima reunião?”
As perguntas devem ser feitas buscando a compreensão da mensagem, que na maioria das vezes não chega até nós da melhor forma possível quando se está na posição de receber o feedback.
Dê o passo que falta para melhorar as suas habilidades de comunicação e feedback
Não nascemos prontos, não é mesmo? Então, saiba que é possível desenvolver ou aprimorar as suas habilidades de comunicação e feedback.
A capacidade de fornecer um feedback construtivo é essencial em todos os aspectos da vida, desde o ambiente de trabalho até às relações pessoais. Se você busca melhorar nesse aspecto, um dos lançamentos da Plataforma Solution poderá ser seu grande aliado: o curso Feedback e Comunicação. Ou ainda, assine Solution Plus para ter acesso a este e muitos outros cursos, por um único valor mensal.
Dar ou receber feedbacks pode se mostrar como um grande desafio no dia a dia. Este curso foi elaborado para ajudá-lo a se tornar um emissor e receptor mais eficiente. A professora e especialista Tatiana Vial irá te auxiliar a corrigir possíveis falhas e erros conceituais comuns ao ato do feedback.
Alguns dos tópicos abordados no curso incluem:
EMISSOR DE FEEDBACK: Como ser mais claro e específico ao dar feedback, entender a importância do tom de voz, escolher o momento certo para fornecer feedback e utilizar técnicas de comunicação eficazes.
RECEPTOR DE FEEDBACK: Como se preparar para receber feedback, como lidar com feedback negativo, entender a importância de ouvir ativamente e utilizar técnicas de feedback para melhorar continuamente.
FEEDFORWARD: Como fornecer feedback construtivo, fornecer orientação, estabelecer objetivos claros e ajudar outras pessoas a alcançarem seus objetivos.
TIPOS DE FEEDBACK: Entender os diferentes tipos de feedback, incluindo feedback positivo, feedback negativo, feedback corretivo e feedback de reforço.
PAPEL DO PROTAGONISTA: Entender o papel que o protagonista desempenha na comunicação e feedback, como ser mais assertivo e confiante ao se comunicar e como estabelecer limites saudáveis.
Ao concluir o curso, você terá uma compreensão abrangente dos principais aspectos do feedback, além de ter adquirido habilidades importantes para aplicar em situações da vida real, se comunicando de maneira mais confiante e assertiva.
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