Crescimento profissional

Conheça quais são as 8 âncoras de carreira

Confira artigo da especialista em desenvolvimento organizacional Talita Cordeiro e entenda a importância deste conceito para o autoconhecimento e satisfação profissional

Postado em 1 de março de 2023

3 minutos de leitura

Nathalia Aparecida Salvador

Conheça quais são as 8 âncoras de carreira
Conheça quais são as 8 âncoras de carreira

Como identificar nossos valores profissionais? Ao vermos uma vaga de emprego ou vivermos em um ambiente da nossa organização, há partes do trabalho que nos chamam a atenção e nos trazem satisfação, e outras nem tanto. Saber de forma clara e consciente quais são nossas preferências, nos ajuda a tomar decisões com mais clareza e assertividade.

Pensando nesse dilema, Edgar Schein, ex-professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e uma das referências no campo de desenvolvimento organizacional, desenvolveu na década de 80 um instrumento chamado Âncoras de Carreira.

Você também poderá gostar de:

O que é o Âncoras de Carreira?

O Âncoras de Carreira consiste em um questionário com 40 sentenças na qual indicamos o grau de concordância com cada frase, registrando nossas preferências e valores. Ao tabularmos o resultado, obtemos a indicação da nossa pontuação em cada uma das 8 âncoras:

  • Serviço e dedicação: comprometimento com uma causa importante à serviço dos outros.

  • Gerir pessoas: liderar e influenciar pessoas em prol de um resultado.

  • Estilo de vida: equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

  • Desafio puro: interesse em resolver problemas difíceis, vencer obstáculos instransponíveis.

  • Autonomia: preocupação com liberdade e independência.

  • Empreendedorismo: trabalhar com os próprios produtos ou ideias, criar algo novo, abertura para correr riscos.

  • Segurança: preocupação com a estabilidade e garantia das condições de vida e carreira.

  • Competência técnica-profissional: ser reconhecido como referência em uma área do conhecimento, técnica ou na profissão.

Ao identificarmos qual dessas âncoras são mais importantes para nós, damos mais um passo em nosso autoconhecimento, aprofundando o conhecimento de nossos valores profissionais, do que nos motiva e de nossos talentos. Com isso, podemos tomar decisões mais assertivas na carreira, como continuar no emprego, mudar de empresa, aceitar ou não uma promoção, embarcar na abertura do próprio negócio etc.

Pontos importantes sobre as âncoras de carreira

  • Conhecer as âncoras talvez seja mais importante do que o resultado do inventário em si. Entender o que é importante para você e quais outros elementos são importantes para outras pessoas, ou seja, o que amplia o olhar em relação às escolhas individuais.

  • É possível que as âncoras mudem ao longo da vida, pois as necessidades mudam com nossa maturidade e situação, por exemplo, em um momento em que você inicia uma família, talvez a âncora “Estilo de Vida” assuma uma importância maior. Em um momento em que você está se formando na faculdade, é possível que a âncora “Desafio Puro” emerja. Isso depende também de como cada pessoa vive cada situação.

  • Cuidado com a leitura literal da âncora. Você pode exercer sua âncora em muitos contextos diferentes. Por exemplo, minha âncora pode ser “Empreendedorismo” e eu trabalhar dentro de uma organização, pois vou buscar criar dentro desse ambiente. Outro exemplo: minha âncora pode ser “Estabilidade” e eu posso ser empreendedor, isso pode me levar agir de formas que me garantem estabilidade, sem abrir mão de criar meu próprio negócio. Saber sua Âncora, independente do contexto, pode te ajudar a garantir os elementos que te trazem satisfação e desenvolvimento profissional.

Artigo escrito por Talita Cordeiro, mestre em Gestão de Pessoas e professora responsável pelo curso Gestão de Carreira, disponível na Plataforma Solution.

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp