Aproveite o desconto por tempo limitado no Plano Anual: de R$ 89,90 por R$ 29,90

Restam 00h 00m 00s

Assine agora!
Logo Plataforma Solution
Liderança

Liderança inovadora: o que é, características e mais

  • Autor:Nathalia Salvador

  • Publicado em 21 Fev 2024

  • 7 minutos de leitura

Em um mundo cada vez mais competitivo, exercer a liderança inovadora pode ser o diferencial que fará a sua empresa se destacar entre os concorrentes, conquistar clientes e reter mais talentos.

Esse é um conceito que vem sendo discutido nas organizações ao longo dos últimos anos, e cada vez mais conquista seu espaço. Afinal, com a liderança inovadora, estimula-se nas equipes a ideia de buscar o novo para alcançar o sucesso.

Se você deseja saber mais detalhes sobre o que é a liderança inovadora, assim como as características de um líder inovador e como promover esse estilo de liderança na sua empresa, continue a leitura!

LEIA MAIS: Liderança humanizada: conheça os pilares e saiba como aplicá-la no dia a dia

O que é a liderança inovadora?

Liderar significa influenciar – e na liderança inovadora, o líder promove entre os colaboradores a criatividade e a inovação, dando espaço para que todos desenvolvam suas ideias, sem se sentirem pressionados.

Esse estilo de liderança desenvolve também a cooperação entre os membros da equipe, além da sua autonomia e autoconfiança, fundamentais para que se trabalhe na busca por soluções inovadoras.

Essa procura por melhorias contínuas permite que a organização passe a se destacar, já que poderá oferecer melhores produtos e serviços aos seus clientes, atendendo assim às suas necessidades.

Algumas empresas ainda se mostram resistentes quanto à liderança inovadora, principalmente aquelas com modelos de gestão mais tradicionais. Porém, à medida que as companhias enxergam o seu potencial, ela conquista cada vez mais adeptos.

Por que ter um líder inovador?

A liderança inovadora contribui para o aumento no engajamento do time. Isso porque, com ela, fornece-se aos liderados um ambiente de trabalho no qual podem expor suas ideias e colocá-las em prática.

Consequentemente, haverá melhora na produtividade da equipe, com os funcionários entregando melhores resultados e soluções que realmente fazem a diferença na vida dos clientes – o que impactará na lucratividade da empresa.

Além disso, com a liderança inovadora, o time adquire propósito, pois possui um líder com visão estratégica, e o trabalho coletivo se torna mais fácil, diminuindo-se os conflitos e aumentando-se a cooperação.

LEIA MAIS: Conheça os 9 tipos de liderança e suas características

6 características da liderança inovadora

Cada forma de liderar é impactada pelo perfil da empresa, mesmo no caso na liderança inovadora. Entretanto, existem características, habilidades comuns a todo líder inovador. São elas:

1 – Praticar o lifelong learning

Estar em um processo de aprendizado contínuo, adquirindo novas habilidades e se mantendo atualizado com as principais tendências da sua área de atuação – e até fora dela – significa praticar o lifelong learning.

Quando falamos em liderança inovadora, é essencial que esse líder busque sempre se desenvolver, e assim também estimule sua equipe a agir da mesma forma – afinal, o foco desse time é o novo.

2 – Buscar o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade fundamental para a liderança inovadora. Afinal, autoconhecimento significa ter consciência dos seus pontos fortes e fracos, para que assim possa aprimorá-los.

Também, essa característica permite que o líder saiba quais são as suas limitações, o que impacta na sua delegação de tarefas, na atribuição de responsabilidades para a sua equipe e, consequentemente, nas oportunidades de se destacar que dá a cada liderado.

3 – Promover a diversidade e inclusão

Construir uma equipe plural, onde os membros possuam diferentes etnias e orientação sexual, por exemplo, permite que se obtenha diferentes formas de pensar um mesmo problema – levando, assim, à inovação.

Além disso, promover a diversidade por meio de um time heterogêneo estimula o líder a praticar a inclusão, já que terá acesso a pontos de vista diversos, levando-os em consideração para a tomada de decisões.

4 – Ter visão estratégica

A visão estratégica do líder inovador é o que vai identificar os riscos e oportunidades trazidos pelas ideias e sugestões de inovação de seus colaboradores – além disso, permite que ele planeje as ações de forma a alcançar bons resultados.

Para isso, a liderança pode e deve fazer uso de dados – que apresentam de fato a repercussão de seus projetos – e, assim tomar decisões benéficas ao negócio.

5 – Cultivar os talentos

Tem a ver com a gestão da equipe, no sentido de saber identificar os potenciais de seus colaboradores, estimulando-os a se aprimorarem e dando a oportunidade de que cresçam e assumam responsabilidades dentro da empresa.

Dessa forma, cria-se um ambiente propício para a criatividade e, consequentemente, para a inovação – além disso, há uma maior probabilidade de se reter esses talentos na empresa, fortalecendo o seu employer branding.

6 – Maximizar valores

Cabe à liderança inovadora ser um exemplo para o seu time, transmitindo os valores essenciais para que se alcancem os objetivos da organização de forma ética, mantendo os ideais de todos alinhados e, inclusive, promovendo o espírito de equipe.

Entretando, deve-se estar atento para que a maximização de valores não faça com que os colaboradores trabalhem de maneira “engessada”, o que poderia afetar a busca da empresa pela inovação.

Como colocar a liderança inovadora em prática

É possível perceber que a liderança inovadora é um elemento fundamental para o sucesso. Por isso, vale a pena estimular no líder a postura de inovação, que será transmitida aos seus liderados. Mas, como fazer isso?

Falamos neste artigo sobre lifelong learning, e é ele a chave para a liderança inovadora – afinal, praticá-lo significa estar sempre aprendendo e buscando conhecimento, que será aplicado na construção de uma equipe pautada pela inovação.

Uma das formas que mais crescem de se fazer isso é por meio dos cursos online, já que permitem que a liderança estude a qualquer hora, em qualquer lugar, alinhando o momento de aprendizado à sua rotina.

Conheça o Solution Plus, nosso streaming de cursos, e tenha acesso a dezenas de cursos online, voltados tanto ao desenvolvimento de hard skills quanto de soft skills, a aprenda com professores que são grandes nomes das principais universidades e do mercado.

Temos cursos sobre inovação, dados, liderança, comunicação não-violenta e muitos outros que vão contribuir com a sua jornada para se tornar um líder inovador. Para saber mais, clique aqui.

Conheça também a nossa solução para empresas, que treina as suas equipes de forma prática e com excelência.

LEIA MAIS: O papel do líder do futuro e as suas 7 habilidades essenciais

Gostou do artigo de hoje? Então, não deixe de compartilhar!

+300h de Aulas

Aprenda com
Cursos que Resolvem

Uma plataforma com curadoria impecável para a sua carreira, conteúdo aplicável e aprendizagem leve