Mudança de Carreira

10 profissões para quem deseja aderir ao trabalho remoto

Da comunicação à tecnologia, fique por dentro de carreiras que permitem que o profissional realize seu trabalho de qualquer lugar

Postado em 6 de abril de 2023

6 minutos de leitura

Nathalia Aparecida Salvador

10 profissões para quem deseja aderir ao trabalho remoto
10 profissões para quem deseja aderir ao trabalho remoto

Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, as empresas tiveram de encontrar alternativas para manter seus colaboradores trabalhando e sendo produtivos – e foi aí que o trabalho remoto se popularizou.

E mesmo que agora já estejamos vivendo a volta à normalidade, muitos foram os profissionais que enxergaram os benefícios dessa modalidade – além daqueles que estão entrando no mercado de trabalho ou passando por transição de carreira e que desejam executar suas funções fora dos escritórios convencionais.

Pensando nisso, no artigo de hoje trazemos 10 profissões que permitem o trabalho remoto, para você que deseja aderir a ele. Mas antes, que tal saber mais detalhes sobre essa forma de trabalhar? Para isso, basta continuar a leitura!

Você também poderá gostar de:

O que é o trabalho remoto?

Trabalhar de casa ou em outros espaços fora da sede da empresa se tornou o desejo de muitas pessoas. E é exatamente isso que o trabalho remoto representa: a flexibilidade de executar suas tarefas no local de sua escolha.

Essa modalidade de trabalho traz diversos benefícios para o colaborador, como maior flexibilidade, extinção do tempo gasto com deslocamento até o escritório e ganho de autonomia.

Para os empregadores também há vantagens, já que o trabalho remoto reduz custos e permite que se contratem funcionários de diferentes cidades, estados ou até países, além de aumentar a produtividade.

Entretanto, para que o trabalho remoto funcione e o colaborador consiga fazer suas entregas, é necessário que ele saiba se organizar e tenha disciplina – afinal, sempre vão existir prazos, reuniões e metas a serem atingidas.

10 profissões para quem deseja aderir ao trabalho remoto

Se você quer adotar o modelo remoto como forma de trabalho, saiba que existem diversas profissões que permitem que você trabalhe de qualquer lugar. Abaixo, você encontra 10 delas:

1 – Web designer

Esse profissional é responsável por criar a parte visual de sites, blogs, peças publicitárias, posts para redes sociais, etc. Além de poder trabalhar para agências de publicidade ou junto a profissionais de marketing e conteúdo de empresas dos mais diversos portes, há uma grande demanda para web designers freelancers.

Por ser uma profissão que utiliza como principal ferramenta o computador, é uma ótima opção para quem deseja aderir ao trabalho remoto e possui familiaridade com programas de edição de imagem.

2 – Social media

Com as redes sociais estando presentes na vida de boa parte das pessoas, as empresas enxergaram a necessidade de também terem uma presença forte nesse meio de comunicação.

É aí que entra o social media, a pessoa responsável por gerar conteúdo para as redes sociais do contratante, com o objetivo de aumentar o engajamento dos clientes e possíveis clientes com as marcas.

Esse profissional precisa estar por dentro das principais tendências e se aprofundar em gestão de redes sociais. Sua área de formação costuma ser relacionada à comunicação social, como jornalismo e publicidade e propaganda.

3 – Jornalista / Produtor de conteúdo

A área de jornalismo é promissora para quem deseja atuar no trabalho remoto, já que com o uso de um computador, acesso à internet e telefone muitas vezes é possível obter as informações necessárias para escrever artigos, tanto para veículos de imprensa quanto para blogs corporativos, por exemplo.

O jornalista é um profissional versátil, já que sua principal ferramenta de trabalho é a escrita, que pode também ser direcionada a roteiros, além de poder exercer a função de assessor de imprensa e produtor de conteúdo em diversos formatos.

4 – Editor de vídeos

Muitas empresas enxergaram o potencial dos vídeos para alavancar sua presença na mente do consumidor. Vídeos institucionais, para redes sociais e Youtube estão entre as principais demandas do editor de vídeos.

Esse profissional pode atuar tanto como contratado por uma organização, quanto como freelancer prestando serviços sazonais ou mesmo contínuos para agências, empresas dos mais diversos portes e youtubers, por exemplo.

5 – Professor

Atuar como professor de maneira remota não se restringe às áreas que comumente estudamos na escola, como matemática, português e biologia. Com a internet, o profissional capacitado pode transmitir seus conhecimentos nas mais diversas áreas, como finanças e dados por meio de cursos online.

Formação no ensino superior, assim como especializações e a experiência no mercado de trabalho trazem maior credibilidade e abrem portas. Por isso, é importante investir em capacitação e em ter um espaço adequado para preparar e transmitir as aulas, assim como saber se organizar para corrigir provas e trabalhos.

Há também a opção de atuar remotamente como professor particular, auxiliando e tirando as dúvidas de estudantes tanto na fase escolar quanto no nível superior.

6 – Consultor

Prestar consultoria é uma atividade que pode ser feita remotamente, por meio de reuniões online. O consultor é o profissional que vai oferecer seu conhecimento e experiência ao contratante para ajudá-lo a resolver um problema, lançar um novo produto etc.

Para ser um consultor reconhecido e recomendado, o marketing pessoal é extremamente importante e algo no qual vale a pena investir, assim como em capacitações e em construir um portfólio de clientes satisfeitos, que atestem a qualidade de seu trabalho.

7 – Psicólogo

O psicólogo é o profissional que cuida da saúde mental de seus pacientes, buscando melhorar a qualidade de vida daqueles que atende ao tratar suas questões internas por meio de consultas que podem ser realizadas remotamente.

Existem empresas especializadas em atendimento psicológico a distância, mas essa é uma área que não se limita ao atendimento clínico, pois esses profissionais também podem atuar em empresas no setor de RH nas áreas de recrutamento e seleção e de avaliação, por exemplo.

8 – Tradutor

Se você possui fluência em um idioma estrangeiro e deseja exercer a profissão de tradutor, a opção de trabalho remoto pode ser para você, já que a principal ferramenta para essa atividade é o computador, no qual poderá traduzir textos e livros, e até desenvolver legendas para outra língua.

Essa carreira não demanda uma graduação no ensino superior, mas cursar a faculdade de Letras/Tradução pode fazer a diferença. Tradutores são imprescindíveis no meio acadêmico, assim como em editoras.

9 – Analista de dados

Decisões baseadas em dados são mais assertivas que as tomadas por feeling. Por isso, para as empresas, ter um profissional que seja capaz de coletar e analisar os dados gerados por ela se tornou essencial.

Analistas de dados são formados em áreas relacionadas à tecnologia, como Ciências da Computação, podendo se especializar em Data Science e Analytics, por exemplo. As vagas para analistas de dados são inúmeras, já que podem atuar em empresas dos mais diversos tipos e tamanhos.

10 – Desenvolvedor de software

O desenvolvedor de software é o profissional da área de tecnologia – uma das que mais contratam profissionais em regime de trabalho remoto – responsável por desenvolver e aprimorar programas, aplicativos e sites.

Como o trabalho é feito diretamente no computador, o desenvolvedor de software pode atuar de qualquer lugar no mundo – inclusive, muitos são os brasileiros que trabalham em empresas estrangeiras nessa área.

Vale a pena ficar atento às vagas e buscar a formação necessária – em Engenharia da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo – caso você se interesse por tecnologia e esteja aberto a oportunidades internacionais.

Como saber qual caminho seguir

Saber que quer trabalhar remotamente é um dos passos para você identificar qual caminho deseja seguir profissionalmente. Porém, escolher a área de atuação nem sempre é uma tarefa fácil – mas saiba que podemos te ajudar com isso!

Conheça nosso curso Propósito de vida, ministrado pela professora Ana Carolina Shinoda, que traz uma combinação de conceitos, atividades de reflexão e exercícios práticos para que você consiga saber o que é realmente importante para você.

Ao longo das aulas será discutido o que é propósito de vida com atividades em um modelo de desenvolvimento que contempla as seguintes etapas: autoconhecimento, empatia, experimentação, visão de futuro e planejamento e, por fim, sustentação. São utilizados recursos inspiracionais para ampliar o seu olhar e acessar aspectos mais subjetivos.

Sabendo qual o seu propósito, será mais fácil para você identificar qual carreira deseja seguir e, assim, traçar planos para efetivamente exercê-la, desenvolvendo as hard skills necessárias para isso.

Se você gostou do artigo de hoje, não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e familiares que também se interessam pelo trabalho remoto!

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp