Aproveite o desconto por tempo limitado no Plano Anual: de R$ 89,90 por R$ 29,90

Restam 00h 00m 00s

Assine agora!
Logo Plataforma Solution
Crescimento profissional

Os novos modelos de trabalho – como chegar ao formato ideal

• Autor:Nathalia Salvador

• Publicado em 23 Mar 2023

• 8 minutos de leitura

A pandemia vivida nos últimos anos certamente mudou a forma como trabalhamos – afinal, com as restrições adotadas para diminuir a proliferação do Coronavírus, o home office teve de ser adotado às pressas por diversas organizações.

Mas, estamos em 2023, ano no qual boa parte da população está vacinada contra a doença, e já podemos observar a volta à normalidade na rotina dos brasileiros.

Nesse cenário, surge o questionamento: quais serão os modelos de trabalho no pós-pandemia? O home office permanecerá como sendo a principal forma de trabalhar, ou retornaremos completamente ao presencial? Haverá flexibilidade?

Se você deseja saber a nossa resposta para essas e outras perguntas relacionadas ao tema e conferir 5 dicas importantes para levar em consideração, continue a leitura!

Você também poderá gostar de:

O que os dados mostram sobre os modelos de trabalho no pós-pandemia

No ano de 2022, uma pesquisa elaborada pelo PwC e o PageGroup com 289 executivos e 633 colaboradores mostrou que 71% destes últimos desejam maior flexibilidade no retorno ao trabalho presencial.

Ou seja, eles esperam que, entre as formas de trabalhar no pós-pandemia, exista o modelo híbrido, no qual os funcionários possam mesclar dias de trabalho presencial com o home office – um dos motivos para isso é que se sentem mais produtivos ao trabalharem de casa.

Já os executivos se mostram receosos quanto a permitir que os colaboradores tenham jornadas de trabalho mais adaptáveis – os motivos podem variar, mas acredita-se que seja devido aos impactos que esse modelo de trabalho pode ter na cultura organizacional e na própria produtividade dos funcionários, entre outros.

O novo modelo de trabalho

Ainda de acordo com a pesquisa citada acima, os colaboradores e executivos entrevistados demonstraram preferência pelo modelo de trabalho híbrido, no qual fosse preciso estar presencialmente na empresa apenas 1 ou 2 dias por semana.

A principal razão para isso é a não terem de gastar tempo se deslocando entre suas casas e o escritório, seguida pela possibilidade de ter horário mais flexíveis e adaptáveis às suas rotinas.

Os respondentes também listam como benefícios do modelo híbrido a possibilidade de trabalhar de em suas próprias casas, poder passar mais tempo com a família, ter maior autonomia na forma como executam suas tarefas e conseguirem se dedicar aos seus projetos pessoais.

Como é possível perceber, os motivos que levam colaboradores e executivos a preferirem o modelo híbrido estão relacionados aos dias de home office, e não aos de trabalho presencial.

Ou seja, além do ganho na produtividade que os trabalhadores enxergam no trabalho remoto, há aumento da sua qualidade de vida, algo cada vez mais valorizado.

Do home office para o anywhere office – uma nova tendência

Vivemos um momento de mudanças nos modelos de trabalho devido ao cenário pós-pandemia – e uma delas é a evolução do home office para o anywhere office.

Esse é um conceito que significa “trabalho de qualquer lugar”, não apenas da sua casa, como é o caso do home office, inclusive com flexibilidade de horários. Pode ser adotado quando a empresa não necessita do funcionário em seu escritório, e permite que ele execute suas tarefas em cafés, parques ou mesmo enquanto viaja pelo mundo – como é o caso dos nômades digitais.

O anywhere office acompanha a tendência de as empresas contratarem profissionais  diversas partes do mundo, não especificamente do país no qual estão localizadas – afinal, podendo trabalhar de qualquer lugar, os limites geográficos se tornam inexistentes.

É claro que, assim como o home office ou mesmo o modelo híbrido, nem todas as organizações conseguem adotar o anywhere office. Mas, caso esta seja uma opção para a sua empresa, saiba que ela traz diversos benefícios. Conheça dois deles:

Diminuição do estresse, já que a flexibilidade quanto a local de trabalho e horários permite que o colaborador possa adequar suas tarefas à sua rotina, tendo mais tempo para o lazer, viajar, fazer exercícios físicos e demais atividades que lhe tragam prazer.

Aumento da confiança entre funcionário e empresa, já que o colaborador será responsável por se organizar para cumprir prazos, se autogerenciando e trabalhando da forma que faça sentido para ele. Um estudo identificou que os profissionais que trabalham em empresas em que há um alto nível de confiança são 50% mais produtivos e 76% mais engajados que os que estão em empresas onde essa cultura é fraca.

5 dicas para adaptar sua empresa aos novos modelos de trabalho

Agora que já falamos sobre o que se espera sobre os modelos de trabalho no pós-pandemia, vamos te dar 5 dicas sobre como adaptar sua empresa para este cenário, retiradas do estudo feito pela PwC e o PageGroup. São elas:

Empatia e flexibilidade para promover o bem-estar: ressalta a importância do diálogo com os colaboradores para entender suas necessidades de flexibilidade, levando ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Isso permite que os profissionais tenham mais saúde, tanto física quanto mental, ou seja, bem-estar, que será refletido nas suas entregas.

O trabalho presencial precisa fazer sentido para todos: promover um ambiente de colaboração e confiança vai ajudar a estimular os colaboradores a apreciarem o trabalho quando ele tiver de ser presencial – é necessário que a diferença na rotina em comparação ao trabalho em home office seja perceptível.

Executivos sinceros e cultura coerente geram engajamento: contar com líderes que cumprem com sua palavra, promover o diálogo e ter uma cultura coerente fazem com que os colaboradores desenvolvam um relacionamento de confiança com a empresa, o que gera engajamento e contribuí para que eles se adequem aos novos modelos de trabalho.

Dados devem fundamentar as decisões de planejamento: tomar decisões baseadas na análise de dados é mais efetivo que agir por feeling – por isso, use os dados para entender o que o colaborador precisa e, assim, se planejar. É essencial, também, que os líderes sejam capazes de coletar esses dados e interpretá-los para que saibam como agir independentemente do cenário.

Transparência sobre os avanços da tecnologia para reduzir a ansiedade: a tecnologia foi essencial durante a pandemia para que se continuasse produzindo, e no cenário pós-pandemia não é diferente. Sabemos que esse é um tópico que pode gerar ansiedade devido à dificuldade de se adaptar a mudanças. Por isso, é importante que exista transparência por parte da empresa nesse assunto, e que os colaboradores façam parte das decisões relacionadas a novas soluções.

É preciso estar preparado para gerir pessoas

Contar com líderes que saibam gerir pessoas é fundamental para que os colaboradores consigam se adaptar aos novos modelos de trabalho no pós-pandemia – e nós podemos te ajudar com isso!

Na Plataforma Solution você encontra cursos online na área de gestão de pessoas que vão desde Gestão de Conflitos até o Comportamento Organizacional, passando pela Comunicação Não-violenta e diversos outros assuntos. Clique aqui e saiba mais.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre como serão e estão sendo os modelos de trabalho no pós-pandemia, não deixe de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e de acompanhar nosso blog, porque traremos mais conteúdo sobre esse tema.

+300h de Aulas

Aprenda com
Cursos que Resolvem

Uma plataforma com curadoria impecável para a sua carreira, conteúdo aplicável e aprendizagem leve