00h 00m 00s

🔥De R$ 89,90 por R$ 29,90!

Logo Plataforma Solution
Negócios

Valuation: como as empresas criam e destroem valor – case Apple e Saraiva

  • Autor:Nathalia Salvador

  • Publicado em 12 Jul 2023

  • 6 minutos de leitura

É senso comum que há empresas que obtêm sucesso, e empresas que fracassam. Ou seja, há empresas que criam valor – por meio de retorno financeiro, por exemplo – e aquelas que destroem seu valor.

Para que você entenda um pouco mais sobre esse ponto, no artigo de hoje trouxemos dois exemplos de organizações que encaixam neste contexto, segundo o especialista Giovani Brito – a Apple, do ramo de tecnologia, e a Saraiva, que esteve no auge durante o período das megastores.

Quer saber mais detalhes? Então, continue a leitura!

Você também poderá gostar de:

O objetivo das empresas – segundo finanças

Em finanças, considera-se que o objetivo de uma empresa é criar valor, criar riqueza econômica. O que se espera é que a empresa gere fluxos de caixa, gere resultados, aumentando a riqueza dos seus proprietários, dos seus sócios, dos seus acionistas.

Mas, obviamente, podemos considerar que uma empresa tenha outra série de objetivos – afinal, o objetivo de criar valor é o da perspectiva de financeira. Podemos pensar também em questões ambientais, questões sociais, e até na satisfação pessoal dos acionistas em ter aquele tipo de empresa. Ou seja, há uma série de fatores que impactam no valor da empresa.

Exemplo de empresa que cria e empresa que destrói valor

Há de se saber que há empresas que criam, e empresas que não criam valor. E para você entender melhor esse ponto, trouxemos dois exemplos. O primeiro caso é o da Apple que, segundo alguns avaliadores, tem um dos maiores business do mundo.

Ao longo dos anos, a Apple demonstrou habilidades excepcionais em criar valor para seus acionistas, impulsionando o crescimento e a inovação. Ela possui altíssimo valor agregado, com um índice de satisfação e fidelização dos seus clientes muito elevado.

Quando ela lança uma versão nova dos seus produtos, há filas nas lojas com clientes ansiosos para realizar a compra. É uma empresa de grande sucesso. E o preço das suas ações reflete essa incrível capacidade de criar riqueza para os seus sócios.

Em uma perspectiva oposta, temos a Saraiva. Uma vez líder no mercado de livros, ela enfrentou desafios significativos que resultaram na destruição do valor do seu negócio.

Ela teve suas ações muito valorizadas no passado, quando as megastores estavam no auge – eram aquelas lojas gigantes, com muitos livros, muitos cds, dvds e uma série de outros produtos.

Depois esse modelo de negócios foi se reduzindo com a chegada dos livros digitais, com a chegada do e-commerce. E o seu produto foi perdendo valor. Ela entrou em recuperação judicial – ainda está – e o valor da ação dela “derreteu”.

É o reflexo da destruição de valor do negócio, da empresa. E podemos dizer que essa nem é só uma especificidade da Saraiva. Se você analisar outras empresas desse setor, com modelos de negócios parecidos ou um pouco diferentes, mas na mesma linha, elas também sofreram tanto quanto.

Mas é comum os negócios serem bem-sucedidos ou serem malsucedidos. Empresas criam valor e empresas destroem valor.

Para criar valor é preciso acompanhar o mercado

Criar valor não é algo fácil, pois o mercado muda rapidamente. Ele é afetado por preferências dos consumidores, por uma série de aspectos que nem sempre são tão fáceis de serem compreendidos.

Para citar um exemplo, a Oliveti foi uma das maiores empresas italianas produzindo máquinas de escrever. A Kodak foi uma das maiores empresas do mundo produzindo filmes para máquinas de fotografia.

Então, as coisas vão mudando, e se as empresas não se reinventarem elas vão falhando e podem chegar ao seu fechamento.

É importante se manter relevante em um mercado que está a cada dia mais veloz, com as preferências dos consumidores mudando muito rápido. Isso requer que a empresa seja reinventada muito constantemente.

Valuation – entenda os principais métodos de avaliação de empresas

“Avaliação de empresas nada mais é do que projetar como a empresa vai ser no futuro, e refletir essa projeção no valor dela hoje”, é o que afirma o professor Giovani Brito, responsável pelo curso Valuation – Avaliação de Empresas, disponível na Plataforma Solution.

Este curso foi projetado para proporcionar a você o conhecimento e as ferramentas necessárias para avaliar empresas de forma abrangente e precisa, por meio de uma linguagem simples e aplicada – e é ideal para quem deseja aprender mais sobre a criação de valor das empresas.

Você vai aprender como analisar e interpretar os principais indicadores financeiros, entender o ciclo de vida de uma empresa, avaliar riscos, identificar oportunidades de investimento e realizar uma gestão baseada em valor.

O conhecimento em Valuation é a chave para identificar empresas que criam valor e potencializar seu sucesso como investidor. Então, não perca a oportunidade de dominar as habilidades de Valuation e desvendar o potencial das empresas. Saiba como construir uma base sólida para tomar decisões financeiras inteligentes.

O professor Giovani Brito possui mais de 25 de experiência no mercado financeiro e atua na área de supervisão bancária e monitoramento de risco de crédito de instituições financeiras no Banco Central do Brasil, além de ser docente em cursos de pós-graduação.

Quer saber mais? Então, acesse a página do curso clicando aqui.

Gostou dos cases que trouxemos hoje? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Recomendados

Explorar conteúdos

+300h de Aulas

Aprenda com
Cursos que Resolvem

Uma plataforma com curadoria impecável para a sua carreira, conteúdo aplicável e aprendizagem leve