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Carreira

Tudo que você precisa saber para aplicar uma estratégia de treinamento e desenvolvimento na sua empresa

  • Autor:Nathalia Salvador

  • Publicado em 8 Mai 2023

  • 11 minutos de leitura

O sucesso de uma empresa está diretamente atrelado ao bom desempenho de seus funcionários – afinal, são eles os responsáveis pelas atividades que a mantém relevante no mercado.

Por isso, ter equipes com colaboradores capacitados e em dia com as principais tendências e ferramentas das suas áreas de atuação é tão importante.

Pensemos nas hard skills: elas representam as habilidades mensuráveis dos profissionais, ou seja, as habilidades técnicas, como o conhecimento que adquiriu na faculdade, a fluência em um idioma ou sua capacidade de utilizar um determinado software, por exemplo.

Para além disso, promover as soft skills do profissional, ou seja, suas habilidades comportamentais e sociais, o torna mais engajado, enxergando mais sentido no trabalho, melhora o clima organizacional e a resolução de problemas.

Isso se torna um pilar fundamental principalmente quando estamos falando dos líderes da sua empresa, que devem funcionar como guias para os times.

Mas, como aplicar uma estratégia de desenvolvimento e qualificação dentro da empresa, despertando nos funcionários o interesse pelo seu aprimoramento profissional e colhendo os frutos desse investimento em capacitação?

Continue a leitura e descubra!

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Por que o a capacitação dos funcionários é tão importante?

Saber que a empresa na qual trabalha investe em você, no seu desenvolvimento, contribui para que o colaborador se sinta motivado e, consequentemente, tenha maior dedicação as suas atividades diárias.

O que está diretamente relacionado à diminuição da taxa de turnover, que é a rotatividade de funcionários dentro da empresa durante um determinado período – já que os colaboradores vão ter interesse em permanecer na empresa.

Ou seja, a retenção de talentos aumentará. Além disso, a organização contará com funcionários que entendem qual o seu papel dentro da empresa e o quão importante ele é para o seu funcionamento.

Tudo isso irá refletir nos resultados alcançados pela empresa e, consequentemente, no seu poder competitivo, faturamento e em como ela é vista pela sociedade e o mercado no qual está inserida. Ou seja, investir no treinamento do time traz benefícios a curto e longo prazo.

Em quais habilidades focar durante o desenvolvimento da minha equipe?

Nem sempre, ao contratar um colaborador, ele terá todas as habilidades exigidas pela vaga – mas foi o escolhido durante o processo seletivo por apresentar as soft skills valorizadas pela empresa, e por estar alinhado aos seus valores e objetivos, por exemplo.

Nesse caso, será necessário que a organização invista na capacitação técnica desse funcionário, para que ele possa executar o seu trabalho com eficiência e eficácia.

Além das competências técnicas, como aprender a utilizar um determinado software, treinar o atendimento ao cliente, etc, a empresa também pode investir no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e interpessoais do funcionário.

Alguns exemplos são a criatividade – que permitirá que cada membro do time enxergue oportunidades em meio aos problemas -, e liderança, que não cabe apenas aos gestores, mas sim a todos os colaboradores, já que tem a ver com ser capaz de motivar seus colegas e colaborar com eles.

Listamos abaixo algumas habilidades que estão em alta, tanto técnicas quanto socioemocionais, que você pode levar em conta na hora de planejar o treinamento da sua equipe. Confira!

  • Computação na nuvem

  • UX

  • Idiomas

  • Inteligência artificial

  • Comunicação

  • Resiliência

  • Negociação

  • Flexibilidade

  • Relacionamento interpessoal

  • Feedback

Treinamento & Desenvolvimento, entenda a diferença e suas complementaridades

Treinar e desenvolver colaboradores é a opção ideal para a empresa que busca reter talentos, aperfeiçoando suas habilidades para que sejam os melhores profissionais possíveis.

Embora treinar tenha mais a ver com capacitar o colaborador no curto prazo, preenchendo uma lacuna de conhecimento para que consiga executar determinada tarefa, este é um conceito atrelado ao de desenvolvimento.

Isso porque desenvolver o funcionário é algo que se faz no longo prazo, pensando em seu crescimento dentro da empresa. E esse desenvolvimento se dá por meio dos vários treinamentos que ele terá que fazer para construir sua carreira.

Como aplicar uma estratégia de T&D (treinamento e desenvolvimento) na empresa

Podemos separar a estratégia de treinamento ou de desenvolvimento de equipes em três etapas – a de diagnóstico e planejamento, a de execução e a de avaliação. Detalhamos abaixo os pontos que devem ser observados em cada uma delas, para te ajudar nesse processo do início ao fim. Então, continue a leitura e saiba mais.

1 – Diagnóstico e Planejamento

O primeiro passo para a aplicação de qualquer estratégia é o planejamento. No caso do treinamento e desenvolvimento, nessa etapa será definido o orçamento, quantos funcionários vão participar, a duração, datas, etc.

1.1 Mas, antes disso, vamos a um ponto importante: é essencial que sejam mapeadas as necessidades da empresa e dos colaboradores – afinal, apenas entendendo suas dores, em quais aspectos ela se sente defasada ou precisa melhorar, é que será possível definir quais treinamentos aplicar.

Trazemos abaixo duas abordagens que ajudam no diagnóstico dessas necessidades:

  • Pesquisa de clima organizacional: ao saber como está o clima dentro da empresa, tem-se noção de como estão os relacionamentos entre os colaboradores – e quais aspectos comportamentais precisam ser melhorados para que todos se sintam à vontade no seu ambiente de trabalho.

  • Avaliação 360: consiste em o colaborador ser avaliado por seu gestor, subordinados, colegas de trabalho e por si mesmo. Essa abordagem permite que se obtenha grandes informações sobre o desempenho do funcionário, fazendo com que seja possível mapear seus pontos fracos, que devem ser trabalhados para que ele alcance seu potencial.

Caso não seja possível, num determinado momento, realizar os processos acima, não deixe de fazer ao menos uma pesquisa mais simples com os gestores e a liderança, no intuito de mapear os principais gaps, e também os pontos fortes dos membros da equipe.

Com essas informações em mãos, será possível determinar qual o melhor tipo de treinamento para os seus colaboradores: presencial ou online, ministrado pela própria organização ou terceirizado, por exemplo.

1.2 Mas, saiba que de nada adianta oferecer capacitação aos seus colaboradores se não houver um objetivo a se alcançar com essa atitude. Portanto, após identificar quais são as demandas da organização quanto às habilidades dos times, chegou a hora de definir objetivos, ou ainda os KPIs, que são os indicadores-chave de desempenho. E, não se esqueça, o planejamento e objetivos devem ser sempre alinhados à cultura organizacional.

Por exemplo, ao oferecer à equipe de marketing um treinamento sobre SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Mecanismos de Busca), esperar que as visitas ao blog da empresa aumentem em 20%.

É importante que os objetivos definidos sejam realistas, mensuráveis, específicos e contenham prazos. Dessa forma será possível saber se houve retorno sobre o investimento feito.

2 – Execução

Aplicar um treinamento vai muito além de simplesmente reunir os colaboradores em uma sala com um professor – no caso de uma capacitação presencial – ou de fornecer o login de acesso para um curso – no caso do treinamento online.

É preciso desenvolver no colaborador o interesse pelo seu aprimoramento, e buscar fazer com que ele entenda os benefícios que aquela capacitação trará não apenas para a sua carreira dentro da empresa, mas também para o seu currículo.

E, quando o dia do treinamento chegar, é essencial que o planejamento que foi feito seja seguido, e que se cumpra o que foi acordado com o funcionário – como respeitar horários de começo e fim.

3 – Avaliação

Além disso, quando aquela capacitação terminar, faça pesquisas de feedback com os colaboradores. Use uma pesquisa mesmo que seja simples e rápida, mas não deixe de fazer, pois assim você poderá saber se o que foi oferecido como treinamento atingiu as expectativas e aumentou realmente o conhecimento dos membros do time.

Assim, será possível determinar quais as melhores formas de treiná-los, se vale a pena continuar a parceira com a empresa que ministrou a capacitação, no caso dela ter sido terceirizada, entre outras informações relevantes para os próximos treinamentos.

Não se esqueça, por fim, de mensurar os resultados trazidos pelo treinamento aplicado – ou seja, se os objetivos definidos na etapa de planejamento foram alcançados completamente, parcialmente ou se não houve diferença na performance das equipes.

O treinamento EAD é o novo favorito das organizações

O EAD (ensino a distância) ganhou grande popularidade nos últimos anos, tanto no ambiente acadêmico, quanto corporativo. No último caso, ele se mostra uma excelente opção para aqueles que querem contratar cursos para suas empresas e reduzir os custos de seus treinamentos, sem perder em qualidade.

Isso porque, apesar de sabermos os benefícios dos treinamentos presenciais, os custos de implementá-los são altos, indo desde o aluguel de um espaço – caso a empresa não o possua – até a ausência dos funcionários na execução de suas tarefas diárias para poderem comparecer à capacitação.

Já os cursos para empresas pensados no formato EAD, permitem que os colaboradores se capacitem a qualquer hora, em qualquer lugar, adaptando o aprendizado as suas rotinas. O EAD traz acesso a grandes professores e profissionais, de qualquer lugar do mundo. Além disso, há a garantia de que todos recebem o mesmo conteúdo.

Além dessas vantagens, há a maior de todas: a empresa ser capaz de acompanhar a evolução do colaborador por meio de dashboards, gerando relatórios de desempenho, por exemplo.

Saiba qual empresa contratar para capacitar sua equipe

Escolher a plataforma EAD que será responsável pelo treinamento e capacitação dos seus colaboradores pode não ser uma tarefa fácil, já que existem diversas opções de cursos para empresas no mercado.

Por isso, selecionamos os principais pontos que você deve levar em consideração neste momento:

  1. Preço x valor agregado;

  2. Currículo dos responsáveis por ministrar o treinamento;

  3. Funcionalidades da plataforma.

Tendo isso em mente, conheça o Solution for Business, o novo produto da Plataforma Solution dedicado a cursos para empresas, que vai levar o treinamento EAD de seus funcionários a um novo nível.

Com o nosso modelo de assinatura, você poderá cadastrar um gestor responsável por acompanhar o desempenho e a evolução de cada colaborador inserido na plataforma.

Nela, cada funcionário terá acesso a centenas de horas de conteúdo, abrangendo diferentes áreas, tanto de hard skills quanto de soft skills, com novos cursos sendo adicionados constantemente.

A plataforma que conecta a sua equipe a especialistas das melhores universidades e a grandes nomes do mercado. Para saber mais, acesse a página do Solution for Business clicando aqui.

 

 

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